Vacinação antirrábica em Suzano adiada devido a pandemia do covid-19

Sem previsão de recebimento da vacina contra a raiva, enviada pelo Ministério da Saúde e repassada pela Secretaria de Estado da Saúde de SP, Suzano ainda não realizou a vacinação da VARC -Vacina Antirrábica Canina. Segundo consta apenas as região do Norte e Nordeste e ainda Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, receberam o material.

Segundo informações do setor da diretoria de Vigilância de Zoonoses deu Suzano, a Campanha de 2019 foi realizada com as vacinas solicitadas aos municípios vizinhos e à cidade de São Paulo. No total, aproximadamente 33 mil animais foram imunizados em 2019. Já no am anterior, em 2018, foram aproximadamente 31 mil animais imunizados.

Já para 2020, como não há estoque atualmente (não houve repasse do Ministério da Saúde e nem do Governo do Estado em 2020), o Instituto Pasteur orientou a prefeitura a solicitar doses emergenciais apenas se houver a confirmação de algum caso de raiva no município, para que sejam realizadas ações de bloqueio.

A Secretaria de Saúde de Suzano, informa que não há registro de casos de raiva em Suzano nas últimas décadas (nem em humanos ou em animais).

O Ministério da saúde informou que a medida foi adotada para evitar aglomerações durante a pandemia do novo coronavírus. As doses da vacina antirrábica vão continuar sendo aplicadas nos serviços de saúde municipais e clínicas veterinárias particulares para a vacinação de rotina de cães e gatos. Segundo a pasta, a decisão segue recomendações do Ministério da Saúde para reduzir o risco de infecção pela covid-19.

O Estado de São Paulo não registra casos de raiva em humanos, causada pela variante canina, desde 1997. Em cães e gatos, a doença não é registrada desde 1998. O último caso de contágio após acidente com morcego infectado ocorreu em 2018.

Leia também:

PREVENÇÃO: Saiba como diferenciar doenças respiratórias durante o outono e como evitá-las

    Com a chegada de temperaturas mais amenas provocadas pelo outono, alguns sintomas podem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *