Ao longo deste mês, o Hospital Pérola Byington, unidade estadual referência em saúde da mulher, preparou atividades especiais para o Outubro Rosa, com foco na conscientização, prevenção e controle do câncer de mama. A programação envolve oferta de mamografias adicionais, oficinas de beleza, distribuição de máscaras, enfeites e até ensaios fotográficos para elaboração de um calendário de 2021.
O hospital oferta, até o fim do mês, mil vagas de mamografia de rastreamento exclusivas a servidoras públicas com mais de 50 anos que queiram realizar o exame. Não há necessidade de pedido médico prévio e o agendamento pode ser feito através 0800 779 0000, telefone do programa “Mulheres de Peito”.
Os resultados serão disponibilizados em até quatro dias e, se constatada alguma alteração, o próprio hospital providenciará diagnósticos complementares ou tratamento, se necessário.
“A nossa mobilização mostra que o serviço público consegue trabalhar com eficiência e vitalidade mesmo em meio à pandemia. Como um reconhecimento a estas servidoras, nos apropriamos do lema ‘cuidando de quem cuida’ e programamos uma oferta de vagas adicionais de mamografia para possibilitar o rastreamento e a checagem anual, garantindo um diagnóstico ágil. Além disso, cuidamos também das nossas pacientes, com homenagens e lembrancinhas para alegrar a rotina delas”, explica o diretor técnico da unidade, Luiz Henrique Gebrim.
Prevenção
O cor-de-rosa predomina na programação. Essenciais para prevenção da COVID-19, até as máscaras e o álcool em gel levam a cor pink, assim como enfeites com balões na portaria principal, corações de crochê na entrada lateral, e a iluminação do prédio no decorrer do mês.
As pacientes em tratamento de quimioterapia ganharão brincos de pérola, simbolizando o acolhimento do hospital. Oficinas virtuais de maquiagem serão promovidas semanalmente pelo Instituto ABIHPEC, parceiro da iniciativa. A primeira começou no dia 7 e as próximas ocorrerão nas quartas-feiras seguintes de outubro.
No dia 29, acontece o ensaio fotográfico com os pacientes da unidade para elaboração do calendário de 2021. Todas as atividades especiais são organizadas e supervisionadas pelo Grupo Técnico de Humanização, seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.