Suzano tem Dia D de vacinação neste sábado

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Amanhã (20) é o Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta. A Secretaria de Saúde de Suzano promoverá nos 24 postos da cidade, a imunização. No total, serão 17 tipos de vacina ofertados à população, inclusive contra o novo coronavírus (Covid-19). A expectativa é que mais de 2,5 mil pessoas compareçam aos locais de vacinação.

Para a campanha contra a pólio, o público-alvo é formado pelas crianças menores de 5 anos, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas. Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação encontrada para o esquema básico. As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Todas as doses disponíveis estão no Programa Nacional de Imunizações (PNI), como contra hepatites, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, entre outras enfermidades. A lista das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 12 Unidades de Saúde da Família (USFs) pode ser conferida por meio do link https://www.suzano.sp.gov.br/web/saude/unidades-basicas-de-saude/lista-de-enderecos.

A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos.

A mobilização nacional ocorre neste sábado, mas estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de 1 a menos de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Poliomielite

Fonte: Secop/Suzano

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Edição: Graça Adjuto – da Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/ da Agência Brasil

Leia também:

FÉ E CRENÇA: O simbolismo da Sexta-Feira Santa na ressurreição de Jesus Cristo

A Sexta-Feira Santa é parte do tríduo pascal, celebração da Igreja Católica que retoma a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *