Uma parceria entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Administração Municipal de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vão realizar uma análise dos bancos de dados da pasta sobre a população cidade, entre elas as mais vulneráveis, e, assim, poder obter informações mais precisas sobre como conduzir novas políticas públicas. Depois de muitos debates sobre como poderia ser feito o projeto, a parceria foi sacramentada em junho passado.
A parceria entre o poder Executivo e a instituição de ensino é gratuita, com duração prevista até 2025. Estarão envolvidos na construção deste projeto profissionais tanto da pasta municipal quanto do IFSP, como estatísticos e sociólogos. Entre as informações que podem ser produzidas ao longo destes anos estão a quantidade de famílias monoparentais existentes em Suzano, pessoas em situação de pobreza, entre outros aspectos pertinentes ao estudo.
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a parceria vai transformar os dados em informações para orientar as políticas públicas da cidade. “Essas informações vão permitir que sejamos mais assertivos nas ações, e o instituto tem essa qualificação para nos ajudar a refinar os dados e transformá-los em informações que serão muito úteis”, destacou o chefe da pasta.
Dessas análises devem surgir documentos e painéis que vão permanecer enquanto a parceria durar. “Ao longo do tempo vamos ter esses painéis com a análise dos bancos de dados, que serão atualizados ao longo do tempo, gerando conteúdo que apoiem a secretaria sobre qual caminho seguir”, definiu.
Por SeCop – Suzano
Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano, Wanderley Costa/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano