Durante o último mês do ano a Saúde de Ferraz de Vasconcelos se mobiliza entorno da prevenção e orientação sobre a Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entre os dias 1 e 7 de dezembro foram realizados 1.849 testes incluindo HIV, Sífilis e as Hepatites B e C. Destes, 26 foram reagentes.
O Dezembro Vermelho é celebrado em todo o mundo como um alerta para a Aids e ISTs. Em Ferraz de Vasconcelos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram uma programação especial com palestras e oferta de testes rápidos.
Na cidade, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) é a referência para estes casos. A equipe realizou entre os dias 1 e 7 uma semana com intensa oferta de exames, incluindo uma tenda no calçadão da XV de Novembro na qual o público em geral poderia realizar o teste na hora.
O balanço apontou que foram realizados 471 exames de HIV, sendo 3 casos reagentes. Na detecção da Sífilis, houve a testagem de 456 pessoas, com 11 reagentes. Nos casos das Hepatites, foram 461 testes do tipo B – sem casos – e do tipo C com 461 testes e 2 reagentes.
Segundo a coordenadora do SAE, Joelma Barcelos, em todos os casos os pacientes recebem informações sobre os procedimentos, métodos de prevenção e podem tirar dúvidas. Já nas situações nas quais o resultado foi reagente, o paciente é encaminhado para realizar mais exames e, se for o caso, iniciar imediatamente o tratamento com a equipe do SAE.
Por Sandra Paulino – SeCom Ferraz
Foto: Laura Ramos – SeCom Ferraz