SUZANO: Cidade promove mutirão da saúde da mulher

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Stelina Maria Barbosa, no bairro Miguel Badra Alto, recebeu do mutirão daSUZANO Saúde

Com a viabilidade de um mutirão no atendimento para realização de ultrassonografias transvaginais na Unidade Básica de Saúde (UBS) Stelina Maria Barbosa, no bairro Miguel Badra Alto, no último sábado (11/02). A iniciativa contemplou um total de 117 mulheres e garantiu a redução da demanda pelo serviço na região norte do município. Todos os atendimentos ocorreram mediante agendamento e foram promovidos pela Prefeitura de Suzano,  da Secretaria Municipal da Saúde.

A ação contemplou mulheres que estavam aguardando para realizar os exames de imagens, capazes de detectar complicações presentes no canal vaginal e contribuir para o diagnóstico de possíveis cistos, infecções e o desenvolvimento de câncer, dentre outros procedimentos de saúde.

Em paralelo a isso, os profissionais da UBS também ofereceram orientações quanto ao bem-estar feminino, com dicas e encaminhamentos em questões diversas para melhoria da saúde. De forma complementar, as pacientes também foram contempladas com instruções voltadas aos cuidados com a nutrição, incluindo a importância da alimentação adequada e da prática rotineira de exercícios adequados.

O gerente da unidade, Bruno Santana, explicou que a ação garantiu a todas as mulheres atendidas neste sábado a continuidade das investigações de possíveis problemas com o corpo ou o descarte da existência de alguma enfermidade. “O ultrassom transvaginal é muito requisitado em razão dos benefícios e da precisão que ele fornece, por isso recebemos uma grande quantidade de interessadas, que agora poderão dar prosseguimento nas consultas”, relatou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, um mutirão localizado oferece a oportunidade de mais pessoas realizarem os exames. “A unidade recebeu mulheres de muitos bairros da região que estavam agendadas para estes atendimentos, então pudemos garantir esse direito a elas e, automaticamente, diminuir a lista de espera. Com isso, outras moradoras poderão também realizar esse exame com mais breviedade”, finalizou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Leia também:

PREVENÇÃO: Saiba como diferenciar doenças respiratórias durante o outono e como evitá-las

    Com a chegada de temperaturas mais amenas provocadas pelo outono, alguns sintomas podem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *