
A Polícia Militar Ambiental divulgou, os resultados da operação piracema no estado de São Paulo, que aconteceu de novembro/2022 a fevereiro/2023. As ações resultaram na apreensão de 136 embarcações, 3,6 mil redes ilegais e 21,5 toneladas de pescado. Além de 5,8 mil fiscalizações de pesca.
Foram 1,7 mil policiais empenhados na operação, durante 8,5 mil horas navegadas em fiscalizações.
A operação piracema é um esforço da Polícia Militar, por meio do policiamento ambiental, para a proteção à fauna aquática nas águas continentais em todo estado.
O objetivo principal é a preservação das espécies de peixes que migram nos cursos d’água para as áreas de reprodução, garantindo a continuidade dessas espécies em seus habitats naturais.
Durante a piracema, é proibida a pesca de determinadas espécies de peixes, e a pesca fica restrita de acordo com as modalidades. As restrições são estabelecidas por normativas e tem como objetivo proteger os peixes em período reprodutivo.
Fonte: Polícia militar ambiental, com adaptações.
Imagem: PMAB SP
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região