Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nurimar Martins Hiar, no Jardim Itajuíbe, puderam explorar novos conteúdos pedagógicos no Projeto Realidade Virtual, realizado pelo instituto EDP. A atividade ocorreu nesta segunda-feira (14) e mais de 600 crianças foram contempladas.
Com o tema “Energias Renováveis”, a ação tem como objetivo colaborar com a qualidade de vida estudantil por meio da inclusão digital e ações formativas. Cada estudante aprendeu sobre os tipos de energia eólica, hídrica e solar. Com a narração do personagem mostrando como cada energia funciona, os óculos de realidade virtual e tablets com perspectivas aumentadas facilitaram a interação dos conteúdos.
De acordo com a gestora da EDP, Marcela Almeida, foi possível entender os processos de energia renovável de forma imersiva. “Trazemos inclusão digital, uma maneira diferente dos alunos aprenderem com tecnologia. Eles conseguem assimilar o conteúdo em sala de aula e aprender de fato como a energia é gerada”.
Nesse cenário, o aluno participa, interage e registra a informação. “Fiquei muito feliz em usar o óculos de realidade virtual, foi uma aula super diferente e aprendi sobre energia de um jeito fácil”, destaca a estudante do 5° ano.
Para a titular da Educação, Paula Trevizolli, o contato com a tecnologia é muito importante no processo educativo.
“Levar essa oportunidade para as salas de aula é incentivar uma educação eficaz. A inclusão digital se faz tão necessária, principalmente em bairros carentes. A EDP é uma grande parceira da educação ferrazense e mais uma vez promoveu uma ação inovadora no município”, pontua a secretária.