Alunos da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos, passam a ter a disposição mais de 12 mil livros de raciocínio. Segundo os responsáveis pelo setor na cidade, o material é inédito e estimula o desempenho pedagógico de várias maneiras.
Mais de 10,8 mil alunos, do 1° ano 5° ano, já iniciaram os conteúdos, conforme a grade curricular. De forma lúdica e objetiva, as atividades apresentam propostas diferentes e interessantes sobre situações do dia a dia, a fim de treinar a mente com desafios cotidianos.
Para complementar a proposta, os professores receberam formações especiais, que destacaram as capacidades de pensamentos lógicos e as competências socioemocionais, muito importantes nesse processo.
A apostila é composta por vários conteúdos interdisciplinares, já que o raciocínio lógico vai muito além da matemática.
“O material atende todas as disciplinas, como conhecimentos gerais, português, matemática, etc. Cada exercício possui um tempo estipulado para os alunos aprimorarem o raciocínio mais rapidamente”, explica a professora Kelly Gomes.
Aluna do 4° ano, Katharine Silva está praticando vários exercícios, mas ela gosta mesmo das lições matemáticas. “Adoro as atividades de adição, porque precisamos descobrir o valor do objeto, e conseguimos resolver por meio das dicas e desenhos dos livros”, destaca.
Segundo a titular da pasta, Paula Trevizolli, esse é mais um investimento na educação municipal. “A metodologia é de grande relevância no rendimento escolar e já estamos observando os resultados. Nossos alunos aprendem a responder e explicar situações do cotidiano com agilidade e tomar decisões bem pensadas e assertivas”.
Por Jamile Matos – Secom Ferraz
Foto: Jonathan Andrade – Secom Ferraz
Edição e alterações: Tribuna de Suzano