Para aproveitar a data simbólica que comemora a Independência do Brasil, a Prefeitura de Suzano oficializa a abertura do trecho que marca o prolongamento da rua Sete de Setembro nesta quinta-feira (07/09). Assim, os motoristas, pedestres e ciclistas passam a contar com uma nova opção de deslocamento entre a avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, e a avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo
As pistas de ida e volta, devidamente pavimentadas, somam 1,5 quilômetro de extensão. Os serviços necessários para esse prolongamento, onde foi garantida ciclovia e pista de caminhada, exigiram um trabalho cuidadoso de estabilização do solo e drenagem, além de adequação de guias para garantir acessibilidade, permitindo que esse espaço pudesse se integrar à mobilidade urbana da cidade, contribuindo com a qualidade na fluidez do trânsito nesta área.
Nos últimos meses, foram concluídas as últimas etapas relacionadas a esse projeto, que incluiu a implantação da rede de iluminação pública, zeladoria completa na via e em seu entorno, além de sinalização de trânsito vertical e horizontal. As intervenções nos dois sentidos da rua foram viabilizadas por meio de um investimento de cerca de R$ 1,4 milhão.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, vistoriaram os últimos detalhes da via antes da abertura ao público.
Os recursos são provenientes de repasses da União por meio de emendas dos então deputados federais Cândido Vaccarezza e Junji Abe, no valor de R$ 493,1 mil cada uma, durante os respectivos mandatos no Congresso Nacional. Os serviços também contaram com contrapartida da prefeitura no valor de R$ 422,9 mil. A empresa responsável pelas obras foi a Renov Pavimentação e Construções Ltda.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, lembrou que a entrega da extensão da Sete de Setembro é mais uma conquista para Suzano. “Promovemos as ações necessárias na área para que fosse proporcionado esse novo acesso. Ficamos satisfeitos em garantir a conclusão dos serviços, que encurtarão os caminhos para quem transita do centro até o Monte Cristo e Jardim Suzanópolis, além de demais localidades dessa região”, frisou o secretário.
Por sua vez, Galo destacou que a nova faixa vai ajudar a desafogar a avenida Mogi das Cruzes. “Vamos monitorar como será essa transição. Sabemos que a Mogi das Cruzes recebe um grande tráfego de veículo porque faz essa ligação direta entre as avenidas Roberto Simonsen e Paulista, mas agora a Sete de Setembro também terá essa função e, ao poucos, os motoristas vão passar a usar ela também, desafogando o tráfego da outra via”, afirmou.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, executar obras e projetos que contribuam com a qualidade de vida da população, com o tráfego e a infraestrutura da cidade são imprescindíveis para o desenvolvimento de Suzano. “Nós fazemos projetos que mudam de fato a vida das pessoas. Estamos entregando o prolongamento da via que deve tirar parte do tráfego da avenida Mogi das Cruzes e agilizar o deslocamento para quem também está de bicicleta e a pé. O serviço ali realizado não foi somente a construção das pistas, mas também há todo um trabalho de drenagem, limpeza, iluminação, área para quem anda de bicicleta e a pé. Continuamos trabalhando para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, destacou o prefeito.
Por Secop – Suzano
Fotos: Wanderley Costa, Mauricio Sordilli e Luana Bergamini – Secop Suzano
Edição: Tribuna de Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região