Policiais do Demacro, com apoio da Delegacia Seccional de Guarulhos, deflagraram nesta quarta-feira (13) a primeira fase da Operação Tapajós, que investiga o crime de lavagem de dinheiro para uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo.
A operação foi resultado de outros dois inquéritos que apuraram os crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico.
Após análise de dados de movimentações financeiras e cruzamento de dados obtidos nesses inquéritos, os investigadores detalharam um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro da organização criminosa, que contava com auxílio de um empresário e contador.
A Justiça expediu 83 mandados de busca e apreensão e de 13 de prisão temporária em 17 municípios da capital, Grande SP, interior e até outros estados, como Bahia, Ceará, Paraná e Espírito Santo.
A primeira fase, concluída ontem, envolveu 130 policiais em 53 viaturas. Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, identificados como principais, e seis de prisão temporária.
Foram apreendidos mais de R$ 150 mil em dinheiro, cinco veículos, aparelhos eletrônicos, documentos diversos, relógios, joias, uma arma de fogo e um simulacro airsoft.
As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema criminoso de lavagem de dinheiro para a facção criminosa.
Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
Edição: Tribuna de Suzano
Foto: Polícia Civil -SP
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região