O mês de outubro começa com grandes comemorações, entre elas, está o Dia Internacional das Pessoas Idosas, hoje, dia 1º, quando foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução Nº 45/106 de 14 de dezembro de 1990, que também é conhecida como “Dia Internacional do Idoso”, e que está oficializada no Brasil como “Dia Nacional do Idoso”.
A composição da população mundial mudou drasticamente nas últimas décadas. Entre 1950 e 2010, a expectativa de vida em todo o mundo subiu de 46 para 68 anos. Globalmente, havia 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em 2019.
Nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).
Muitos não têm acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade. Muitos outros enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade.
Para promover o envelhecimento saudável e melhorar a vida dos idosos e suas famílias e comunidades, mudanças fundamentais serão necessárias não apenas nas ações que tomamos, mas em como pensamos sobre a idade e o envelhecimento.
Hoje também é o Dia Internacional da Música – comemoração internacional, que foi instituída por uma resolução de 1973 da 15ª Assembleia Geral do Conselho Internacional de Música. E ainda o Dia Mundial do Vegetarianismo – comemoração internacional de vegetarianos que foi instituída em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana e aprovado em 1978 pela União Vegetariana Internacional.
O mês de outubro tem um feriado nacional:
Começando pelo dia 12 de outubro, quando o Brasil celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, data em que muitos fiéis prestam homenagem à santa. Em 2018, o História Hoje falou de quando a santa se tornou Padroeira do Brasil.
No mesmo dia, é comemorado no Brasil o Dia das Crianças (que não é o motivo para o 12 de outubro ser um feriado). No ano passado, a Agência Brasil falou sobre a data, que surgiu com um decreto de 1924 e ganhou força com campanhas de empresários.
Para além do 12 de outubro, o mês tem uma série de datas significativas e eventos especiais celebrados no Brasil e em todo o mundo. Em 3 de outubro, completa-se os 70 anos da sanção da Lei nº 2004, que criou a Petrobrás e estabeleceu a política nacional do petróleo.
Já em 5 de outubro, celebramos os 35 anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã. A Agência Brasil também tem um conteúdo sobre a criação da carta magna brasileira.
Em 24 de outubro de 2007, é a Empresa Brasil de Comunicação que completa 16 anos. Criada pelo Decreto nº 6.246, a EBC é responsável pela TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC, Agência Brasil e Radioagência Nacional.
Para fechar o mês, no dia 31 de outubro é celebrado o Dia das Bruxas, uma comemoração tradicional em diversos países e que tem ganhado espaço no Brasil (que também festeja a figura do Saci no último dia do mês).
Por Edgard Matsuki – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Fotos: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Edição e alterações finais: Tribuna de Suzano