Foi encerrada na última semana, a Conferência da Cidade em Itaquaquecetuba, com a participação da sociedade civil, entidades e associações para discutir como deve ser o município daqui a 30 anos. O processo consistiu em apresentar temas e explanar as necessidades apontadas pela população durante as oficinas nos bairros, etapa importante de participação popular da revisão do Plano Diretor Estratégico e de Plano Municipal de Habitação. 
Os assuntos abordados envolveram integração social, moradia digna e bairros regularizados, inovação e prosperidade econômica, sustentabilidade e economia verde, resiliência socioambiental, saneamento, educação e saúde de qualidade, mobilidade inclusiva e sustentável, função social da cidade e políticas públicas integradas e continuadas. “Com essa série de atividades, conseguimos compilar a realidade que queremos nos próximos 30 anos. Isso só foi possível com a escuta da população”, disse o secretário de Planejamento, Alexandre Feijó.
Dez delegados foram eleitos titulares para o Conselho da Cidade e outros dez suplentes, com 50% de votos do poder público e 50% da sociedade civil. “Precisamos colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. E foi assim que a população, entidades de classe e outros participantes fizeram: entenderam um assunto tão importante e tornaram a conferência muito produtiva”, finalizou a secretária de Habitação, Angela Quirino.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Planejamento e contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, José Police Neto, e representantes da ONU-Habitat, GIZ e Redus.
Por Comunicação PMI
Fotos: Dayane Oliveira e Eduardo Borges
Edição e alterações: Tribuna de Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região