Os alunos da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos estiveram esta semana acompanhando a exposição do projeto “Cultura Afro-Brasileira”, na estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM. O evento estará à disposição dos passageiros até a próxima semana.
Os estudantes da Emeb Prefeito Pedro Paulo Paulino e Cei Pastorinhas fizeram apresentações musicais com referências a cultura afro-brasileira, trazendo à tona um diálogo educacional, com a luta pelo respeito e igualdade. “A escola deve ser o espaço de resgaste da contribuição do povo negro em todas as áreas, sejam elas sociais, econômicas ou políticas”, destaca Balke.
Todas as unidades municipais participaram do projeto e contribuíram com trabalhos e atividades de uma personalidade da cultura afro-brasileira. Simultaneamente, algumas escolas também expuseram seus conteúdos no Anfiteatro da Prefeitura, na Vila Romanopolis.
Os professores foram multiplicadores da temática, que durante os últimos meses, participaram das formações continuadas do projeto. A coordenadoria pedagógica indicou os livros e conteúdos para serem utilizados em aula, com atividades que ensinaram os caminhos para a construção de uma educação multicultural com diferentes perspectivas, consciência política e histórica, ensino com experiências de vida, perspectiva positiva da negritude, respeito ao outro com valorização da diversidade, entre outros.
Texto: Jamile Matos – Secom Ferraz
Foto: Laura Ramos – Secom Ferraz
Edição e alterações: Tribuna de Suzano