ITAQUÁ: Bairro Tipóia ações de políticas públicas no sábado, dia 25

A partir do dia 25 de novembro, a população do Bairro Tipóia, na Cidade de Itaquaquecetuba, receberá uma série de ações de políticas públicas. O projeto foi batizado de “Prefeitura no Bairro” e o atendimento será itinerante e passará a ser realizado periodicamente para contemplar famílias em situação de vulnerabilidade social em diversas localidades do município.

Pela Cultura, haverá Bancada Literária, inscrições para cursos e oficinas, cadastro de artistas e área kids, com jogos e brincadeiras. Seguindo a mesma linha, o Esporte vai promover atividades recreativas com dança, pintura facial, vôlei, pebolim e futebol de botão.

Com relação a questões ambientais, serão feitas orientações sobre o Aprova, novo sistema para licenciamento de processos municipais, restauração ecológica e conservação de recursos naturais, além de dicas de educação ambiental e doação de sementes.

O Planejamento levará orientações sobre a revisão do Plano Diretor e a Habitação vai tirar dúvidas sobre questões possessórias e regularização fundiária. Já o sistema de controle de dívida ativa da Receita vai estar disponível para consulta de débitos e parcelamento.

Emissão do cartão de idoso, orientações sobre autuação de trânsito e transporte público serão questões sanadas pela área de Mobilidade Urbana. Haverá, ainda, inscrição para a Feira da Mulher Empreendedora, distribuição de cartilhas do ciclo da violência doméstica e direitos da comunidade LGBTQIAP+.

A Saúde ofertará uma gama de atendimentos envolvendo vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, avaliação de saúde bucal, doação de animais, além de orientação sobre alimentação, doenças, medicamentos, planejamento familiar e fluxo de encaminhamento para exames e especialidades.

Também estarão presentes os serviços do Cadastro Único, atendimento socioassistencial, assim como orientação sobre questões de violação dos direitos de crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Pela Educação, será realizada busca ativa de crianças fora da escola, atendimento pelo Escola Aberta, um programa de acolhimento a imigrantes, e orientação às famílias de estudantes com deficiência.

Cadastro de currículo, informação sobre linhas de crédito ou mesmo abertura, alteração e cancelamento de empresas também entram na lista de serviços. O Procon, inclusive, fará orientação aos consumidores e fornecedores, além do registro de reclamações relacionadas a serviços ou produtos.

“Conhecer os problemas do bairro, sem medo de ouvir o que a população precisa, é fazer com que a aplicação de políticas públicas seja eficiente. Temos muito para melhorar, mas quando o cidadão aponta suas necessidades, a transformação acontece de maneira assertiva”, acrescentou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.

Por Comunicação da PMI

Fotos: Dayane Oliveira – Comunicação da PMI

Edição e alterações: Tribuna de Suzano

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