SUZANO: Ações em Saúde Mental são destaque em audiência pública na Câmara Municipal

Na audiência, Pedro Ishi, secretário municipal de Saúde, destacou os atendimentos proporcionados ao público adulto e infantojuvenil nos equipamentos públicos destinados ao setor da Saúde Mental em Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou na noite desta terça-feira (21/11), em audiência pública realizada pela Câmara de Suzano, as ações relacionadas à Rede de Atenção Psicossocial (Raps) que foram desenvolvidas ao longo do segundo quadrimestre deste ano. O chefe da pasta, Pedro Ishi, destacou os atendimentos proporcionados ao público adulto e infantojuvenil nos equipamentos públicos destinados ao setor da Saúde Mental.

A atividade foi conduzida pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo municipal, Rogerio Castilho, e contou com a participação dos parlamentares Artur Takayama; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena. Acompanharam o secretário a representante da coordenação da Raps, Carolina Jacob da Costa Lima, e a diretora jurídica da pasta da Saúde, Tânia Mara Porfírio.

O balanço apontou a cobertura da Raps, que oferta atendimentos em psicologia nas 24 unidades de saúde da Atenção Básica e o serviço de psiquiatria, que está presente em toda a cidade e passará contar com o serviço de telemedicina a partir do próximo mês. E, também, foi apresentado o trabalho promovido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Devir, que atende o público adulto das regiões norte e sul, localizado na rua Barão do Rio Branco, 315, no bairro Vila Costa; no Caps Alumiar, que atende adultos moradores da região central, na rua Otavio Miguel da Silva, 187, no Parque Suzano; no Caps Vita, que recebe jovens e adultos com problemas relacionados ao álcool e às drogas na rua Doutor Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa; e no Caps Entrelaços, destinado ao público infantojuvenil, que atende na rua Anita Falcone, 170, na Vila São Francisco.

O trabalho desenvolvido em todos esses locais, nos meses de maio, junho, julho e agosto, garantiu um total de 3.760 atendimentos individuais multiprofissionais, 3.182 atendimentos em Enfermagem, 1.037 pacientes em tratamento, 558 oficinas terapêuticas e 245 atendimentos domiciliares. Além disso, ainda foram promovidos 504 atendimentos individuais pelo Consultório na Rua, que facilita o acesso e garante ações de promoção de saúde para a população em situação de rua em outros pontos da cidade.

Ainda na audiência, foram lembradas algumas atividades alusivas à Saúde Mental realizadas neste ano. Em 18 de maio, a pasta promoveu o sarau “Livres em Todos os Lugares”, uma ação organizada na Praça dos Expedicionários como referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que reuniu cerca de cem pacientes e profissionais. Em alusão ao “Setembro Amarelo”, no dia 14 do mês, ocorreu o “3º Simpósio Intersetorial de Prevenção e Posvenção ao Suicídio”, para abordar o tema “Se Precisar, Peça Ajuda”, que reuniu 120 profissionais de múltiplas vertentes da administração municipal e membros da sociedade com o objetivo de discutir o manejo adequado das situações de crise de comportamento suicida nos diversos ambientes. Já no dia 21 do mesmo mês, aconteceu o “1º Encontro pela Vida” no Parque Mirante do Sesc com atividades esportivas e culturais, incluindo uma oficina destinada à montagem de pipas amarelas.

Alguns dos projetos relacionados ao setor também foram abordados, como o “Cola no SUS”, que tem a premissa de discutir com o público adolescente e jovem assuntos relacionados a saúde mental, sexualidade, gravidez na adolescência, direitos humanos, infecções sexualmente transmissíveis e drogas, e o “Brechó Inspiração”, que proporciona geração de renda para pessoas que, em função do adoecimento mental, não conseguem acessar o mercado profissional. Todo o processo de trabalho, neste caso, é feito pelos usuários, desde a captação das peças, separação, precificação, exposição, venda e distribuição dos rendimentos.

Ishi afirmou que a pasta tem um cuidado muito especial para garantir que a rede municipal possa suprir as demandas da população em relação à Saúde Mental. “Temos vários equipamentos específicos para esses atendimentos, com profissionais especializados para orientar os públicos adulto e infantojuvenil. Realizamos um trabalho muito próximo dos munícipes para que possamos garantir o acolhimento que todos merecem”, frisou o secretário.

Por Secop Suzano

Fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Edição e alterações: Tribuna de Suzano

Leia também:

PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER: Vacina do HPV terá campanha reforçada e está disponível para meninas e meninos

A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) disponibilizada pelo Instituto Butantan no Sistema Único de Saúde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *