SUZANO: Ações com servidores municipais marcam da Cipa na administração municipal

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da administração municipal de Suzano, realizou entre segunda e sexta-feira (04 e 08/12) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A atividade incluiu uma série de ações educativas que visaram a proteção e a realização dos primeiros-socorros em situações de emergência em repartições públicas, secretarias, escolas e até nos bairros.

Neste ano, as apresentações ocorreram no modelo “flash mob” com as equipes da Cipa visitando os locais e realizando as demonstrações de forma repentina por um curto espaço de tempo. Dois temas foram escolhidos nesta edição: Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Manobra de Heimlich. A primeira consiste em um conjunto de medidas emergenciais que visam oxigenar os órgãos quando a circulação do sangue para. Já a segunda se trata de compressões abdominais que visam desobstruir as vias aéreas superiores.

“São duas manobras complexas que requerem um tempo maior de capacitação, mas em 20 minutos conseguimos explicar a RCP com um boneco e ensinar como fazer. Da mesma forma informamos como desengasgar uma pessoa com a Manobra de Heimlich. Depois visitamos outros locais para explicar os procedimentos novamente”, explicou o presidente da Cipa, César Braga.

Várias repartições e secretarias receberam a ação, como o Centro Unificado de Serviços (Centrus), a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Marques Figueira, além de servidores que atuam diariamente do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa e no transporte escolar da cidade.

O presidente também explicou que atividades como essa precisam ser rotineiras e destacou a facilidade e o dinamismo que o modelo “flash mob” trás para as explicações e o entendimento dos procedimentos demonstrados nas apresentações. “A gente costuma dizer que as ações só ocorrem quando acontece um evento danoso, mas temos que promover esse tipo de atividade não só na Sipat. Ela é só um estopim para outras ações. Essa capacitação tem que se tornar uma rotina e o modelo ‘flash mob’, mais interativo e dinâmico, faz com que a gente atinja um maior número de escolas e pessoas por conta da logística planejada previamente”, opinou Braga.

“Toda essa exibição revela que nossa gestão se preocupa com o bem-estar e a proteção dos servidores. Tudo é feito de forma divertida e isso ajuda no entendimento e interação de quem está participando e adquirindo esse conhecimento. Parabéns para a equipe da Cipa por se preocupar com quem faz nossa administração funcionar”, finalizou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Por Secop Suzano

Fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Edição e alterações: Tribuna de Suzano

Leia também:

PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER: Vacina do HPV terá campanha reforçada e está disponível para meninas e meninos

A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) disponibilizada pelo Instituto Butantan no Sistema Único de Saúde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *