A Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, localizada no Parque Santa Rosa, inaugurada no sábado (27/01), Já está em funcionamento desde as primeiras horas desta segunda-feira(29). Com atendimento exclusivo para o público feminino da cidade, o equipamento terá capacidade para realizar até 120 consultas médicas mensais e receber aproximadamente 50 pacientes por semana para avaliação psicossocial, que é uma das etapas do planejamento familiar – atendimento que também será realizado na unidade. Com a nova clínica, a tendência é de que outros equipamentos de saúde sejam desafogados na cidade.

Vale lembrar que o atendimento as mulheres como consultas médicas ginecológicas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serão encaminhadas para a Clínica da Mulher em casos em que seja preciso realizar exames complementares ou atendimento especializado.
A nova unidade realizará diversos atendimentos. Além do planejamento familiar, terá foco em mulheres com pré-natal de alto risco, que precisam de coleta de Papanicolau, ultrassonografia, implantação de Diu e Implanon, realização de testes rápidos, retirada de ponto, colposcopia, entre outros. Estruturalmente, o equipamento conta com quatro consultórios, salas de procedimentos, ultrassonografia, gerência e medicação, além de recepção, brinquedoteca, banheiros e parte administrativa. O equipamento terá inicialmente dois médicos, além de funcionários novos e remanejados.
A SOLENIDADE DE ENTREGA:
Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Pedro Ishi, falou da alegria de entregar o equipamento e enalteceu a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que está perto de cumprir o programa de governo projeto para a área da Saúde neste mandato. “Essa é uma obra esperada há muitos anos. Estamos quase finalizando todas as propostas que foram idealizadas pela gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi e daqui a pouco a gente avança com Clínica da Família e com o Medicamento em Casa. Aqui vamos ter atendimentos psicológico e ginecológico, tratamento de gestantes de alto risco, acolhimento para mulheres vítimas de violência, entre outros. Será um grande quarteirão, que vai ser referência para a saúde. É um motivo de muito orgulho para nossa cidade”, destacou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, que foi uma das principais idealizadoras da Clínica da Mulher junto ao prefeito e ao secretário, enalteceu a importância do serviço para o município. “É algo que ele (prefeito) falou que iria fazer e fez. Sei que aqui as mulheres serão acolhidas e cuidadas com carinho, amor e respeito. O acompanhamento e os exames são importantíssimos. Temos um grande número de mulheres que precisam de atendimento e aqui elas vão ter. Agora, nós mulheres temos esse local para sermos acolhidas”, comemorou.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi parabenizou o esforço e dedicação do secretário Pedro Ishi, citou as obras entregues na área da Saúde durante a gestão e anunciou outros serviços que serão disponibilizados à população. “Quando chegamos, nossos postos de saúde estavam sem estrutura, não havia atenção à rede. Hoje temos praticamente 100% das UBSs reformadas. Estamos ampliando a do Jardim Natal e construindo uma unidade na Cidade Edson; nosso CAF tem mais de 92% dos remédios oferecidos; e entregamos o Hospital Regional do Alto Tietê, que está sendo um equipamento importantíssimo para a estratégia da saúde. Entregamos a UPA do Revista e vêm aí a Clínica da Família e a UPA de Palmeiras”, destacou o prefeito, que continuou: “Vamos implantar o ‘Medicamento em Casa’, para quem não tem condições de ir buscar. Também realizaremos 800 cirurgias de baixa complexidade e 200 vasectomias. No futuro a nossa Santa Casa vai ter, se Deus quiser, uma das grandes maternidades do Alto Tietê”, anunciou Ashiuchi.
Homenagem
Juliana Oliveira dos Santos Morais, filha da homenageada, enalteceu a trajetória de sua mãe Claudete e parabenizou a gestão pela lembrança. “Queria cumprimentar a todos, em nome da nossa família. É uma homenagem muito linda para nossa mãe, por tudo o que ela fez aqui na cidade. Foi uma mulher batalhadora, guerreira, comprometida. Amava educação, se preocupava com alunos e com todos”, discursou.
O equipamento leva o nome de Claudete Oliveira dos Santos. Nascida em 17 de março de 1950, na cidade de Tupã, em São Paulo. Morou em Mogi das Cruzes e, em 1973, casou-se com Orlando Mota dos Santos, mudando-se para a cidade de Suzano. Da união nasceram três filhas: Alessandra Oliveira dos Santos, Juliana Oliveira dos Santos Morais e Thais Oliveira dos Santos Jarouche.
Se formou no Magistério em meados dos anos 1970, iniciando na profissão de Professora de Educação Infantil. No ano de 2003 retornou para os estudos cursando faculdade de Pedagogia e pós-graduação em Psicopedagogia em 2006. Foi professora inicialmente em Mogi das Cruzes e posteriormente ingressou em Suzano, tanto na escola municipal quanto na estadual. Se aposentou em meados de 2000.
No ano de 2002 foi convidada para integrar o primeiro grupo de Assistentes Pedagógicos de Suzano, permanecendo neste cargo por 5 anos. Em 2007 voltou a lecionar, dessa vez na escola EM Vereador Waldemar Calil, tornando-se vice-diretora e após diretora escolar. Faleceu em 9 de junho de 2017, após seis anos de luta contra um câncer de ovário.
Por Secop Suzano
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
Edição e alterações: Tribuna de Suzano