Nesta terça-feira (15), às 10 horas, tem a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar da região norte (CT2), localizada na rua Jaime Leme, 33, na Cidade Boa Vista, zona norte do município. O novo equipamento, poderá realizar até cinco atendimentos particularizados de forma simultânea, e até 350 por mês, com o intuito de reforçar a proteção das crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados ou ameaçados.
O equipamento passa a ser referência para esse serviço na região norte, que possui uma população estimada de quase 113 mil pessoas. Para realizar o acolhimento estarão à disposição nove funcionários, sendo cinco conselheiros tutelares, dois profissionais do setor administrativo, um ajudante geral e um motorista. O CT2 é presidido por Rita de Cássia Cavalcanti e conta com acompanhamento e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Além da proteção às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos violados ou ameaçados, o Conselho Tutelar também promove orientação aos pais e responsáveis, buscando superar as dificuldades que afetam o bem-estar das crianças e adolescentes. Também é atribuição dos conselheiros requisitar serviços públicos em Saúde, Educação, Assistência Social e outras áreas, nas esferas municipal, estadual e federal, quando há dificuldade de acesso.
Vale destacar que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos dos menores de idade, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Suzano também conta um outro Conselho Tutelar, na região central, que fica localizado na rua Barão do Rio Branco, 249, no bairro Vila Costa, o CT1. As áreas de atuação de cada conselho são definidas pela linha férrea que corta Suzano: no sentido centro, até o limite com Ribeirão Pires, a responsabilidade é do Conselho da região central; e da linha férrea com direção à região norte, é o Conselho do Boa Vista é que fica responsável pelas demandas.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou que o espaço garantirá uma condição melhor de atendimento para quem buscar o serviço. “Iniciamos uma nova história para o Conselho Tutelar na região norte com este equipamento que ficará à disposição em novo endereço. Poderemos acolher os munícipes com mais conforto e agilidade e proporcionando um ambiente de trabalho mais qualificado para os profissionais”, ressaltou o titular da pasta.
Já o prefeito Pedro Ishi afirmou que a administração municipal está empenhada em implementar as melhorias necessárias nos equipamentos que acolhem os munícipes. “Os Conselhos Tutelares cumprem um papel de extrema relevância, garantindo o suporte necessário nos momentos em que os direitos das crianças e adolescentes estão sob ameaça. Por isso, qualificamos este espaço, em um novo endereço, para receber nossa população da maneira mais adequada possível”, declarou o chefe do Executivo.