ALERTA GERAL: Criminosos passam por fiscais do Procon para darem golpes em Itaquaquecetuba

O Procon de Itaquaquecetuba está alertando os consumidores e comerciantes da cidade sobre a atuação de pessoas que estão se passando por fiscais do órgão para aplicar golpes em estabelecimentos. A ação é praticada especialmente em mercados e comércios de bairro.

Segundo denúncias, esses falsos agentes abordam os responsáveis pelos estabelecimentos de forma intimidatória, alegando supostas irregularidades e, em alguns casos, exigindo pagamentos indevidos de multas. A prática é criminosa e não tem qualquer vínculo com o trabalho realizado pela equipe oficial do Procon.

Para garantir a segurança e evitar transtornos, o Procon reforça que qualquer fiscalização legítima é feita por servidores devidamente credenciados, que se identificam com crachá e portam a Cédula de Identidade Fiscal (CIF), documento obrigatório para comprovar a autenticidade da função.

“Recebemos relatos de comerciantes assustados com essas abordagens. É importante que todos saibam que os fiscais atuam com respeito, seguem protocolo legal e estão identificados com a CIF”, destacou a diretora do órgão, Julia Guidini.

“O papel do Procon é orientar, fiscalizar com responsabilidade e proteger os direitos dos consumidores. Golpistas que se aproveitam dessa função para intimidar comerciantes devem ser denunciados e punidos”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.

“Não podemos permitir que os comerciantes da cidade sejam enganados por falsos fiscais. É importante ressaltar que o Procon não vende ou solicita pagamento por informação ou produto”, finalizou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

Dúvidas podem ser sanadas pelo 11 4642-2005.

Fotos: Dayane Oliveira

Leia também:

DEFESA CIVIL: Alerta para tempestades com ventos forte em diferentes regiões do estado de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (6) alerta para a formação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *