DIA MUNDIAL CONTRA AS DROGAS: Programa Hub de Cuidados soma mais de 31 mil atendimentos e reforça acolhimento

No Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado neste 26 de junho, o programa Hub Cuidados em Crack e Outras, existente na região central da capital, já fez em sua triagem 31.714 atendimentos em mais de dois anos de funcionamento . A data foi criada pelas Organização das Nações Unidas e tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pelas drogas aos indivíduos que a consomem e à sociedade.

Dos mais de 31 mil atendimentos em SP, houve 26.191 encaminhamentos para Hospitais Especializados, aos novos serviços de Casas Terapêuticas, para as Comunidades Terapêuticas e outros equipamentos de saúde, como prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios Médicos de Especialidades ou Hospitais Gerais.

Os atendimentos na unidade são feitos de forma individualizada, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. São realizados exames e cumpridos protocolos de escala de saúde mental e clínica. Se necessário e caso o paciente concorde, é realizado o encaminhamento para os programas de desintoxicação do estado, conforme a linha de atendimento definida pela equipe clínica.

De abril de 2023 até o dia 17 de junho deste ano, a média semanal de atendimentos se manteve, com cerca de 152 pacientes por semana.

Cuidado e acolhimento

Desde o ano passado, houve um avanço significativo no tratamento de dependência química com a ampliação de 345 para 695 no número de leitos. E mais: houve também a diminuição de altas precoces de pacientes, o que sinaliza um atendimento mais qualificado e efetivo. Com isso, pacientes encaminhados pelo HUB de Cuidados em Crack e outras drogas para hospitais contratados aumentaram seu tempo de permanência, possibilitando a alta qualificada para os demais equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial.

Outro destaque foi o estabelecimento de uma linha de cuidado direcionada especificamente às pessoas com necessidades relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas em cenas abertas. A linha de cuidado é baseada nos eixos como reabilitação psicossocial, acessibilidade geográfica, integração intersetorial de serviços e baixa exigência inicial para vínculo.

Em paralelo, ocorreu a implantação e execução de cinco unidades de casas terapêuticas para o acolhimento terapêutico especializado aos dependentes químicos, com o objetivo de garantir a integralidade e a intersetorialidade no cuidado aos pacientes com alta vulnerabilidade social.

Essa estrutura assegura acolhimento socioassistencial especializado para pessoas que recebem alta dos programas de desintoxicação estaduais e não possuem vínculos familiares.

Fonte: Agência SP

Edição: Tribuna de Suzano

Foto> Divulgação/Gov. SP

Leia também:

DURANTE A SEMANA: Suzano realiza concurso teatral de educação no trânsito

Com o tema “Um trânsito melhor para nossa cidade”, esta sendo realizado nesta primeira semana …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *