Neste sábado (28), acontece no Casarão das Artes, no centro de Suzano, o 3º Encontro de Violão do Programa de Formação Artística (Profart). A apresentação reunirá cerca de cem alunos do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi; do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU Gardênia), da Casa de Cultura de Palmeiras e dos centros culturais Nelson da Cruz, no Cidade Boa Vista; Fumiko Fukushima Katsumata, no Casa Branca; e Monteiro Lobato, no Jardim Colorado.

A abertura do evento será às 13 horas com a apresentação da “Orquestra Suzanense”. Na ocasião, o grupo musical, conduzido pelo maestro Jhonny Martins, reproduzirá os clássicos como “Eleanor Rigby”, dos Beatles, e “We Will Rock You”, do Queen.
Seguindo a programação, os violinistas subirão ao palco às 14 horas, com interpretações artísticas de músicas consagradas no Brasil como “Palavras ao Vento”, da cantora Cássia Eller, e “Pura Emoção”, da dupla Chitãozinho & Xororó, além de diversas cantigas infantis. Após as apresentações principais, os violinistas continuarão no palco com um repertório variado da música brasileira, durante 90 minutos.
Para encerrar o dia de apresentações, às 17 horas, todos os alunos irão apresentar juntos “Serenou” (2021) pela banda Yetti Reggae Club. Todas as músicas foram aplicadas pelos artes-educadores Lilian Fagundes, Ton Abidajan e Douglas Gamboa.
O Profart tem como propósito estimular a troca de conhecimentos e vivências artísticas, além de oferecer aos participantes a oportunidade de desenvolver e apresentar suas habilidades performáticas diante do público.
“O 3° Encontro de Violão é um momento de socialização, aprendizado e experiência. Por meio das apresentações, os violinistas conseguem mostrar a performance aprendida durante as aulas. Agradeço a todos os envolvidos por mais uma realização do evento e convido a população a assistir a performance de nossos alunos”, disse a Coordenadora de Oficinas, Alessandra Dunia.
Fotos: Mauricio Sordilli e Wanderley Costa/Secop Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região