HOMENAGEM: Solenidade na Câmara Municipal marca os 117 anos da Imigração Japonesa em Suzano

A solenidade contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Shimizu Toru

Nesta sexta-feira, 27 de junho, a Câmara Municipal de Suzano celebrou os 117 anos da imigração japonesa no Brasil, com uma sessão solene, com a presidência do vereador Artur Takayama, e convidados especiais como: o cônsul-geral do Japão, Shimizu Toru, o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, o secretário de Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, o secretário municipal de Esportes,  Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (autor da Lei Municipal nº 4.339/09, que estabelece o Dia do Imigrante Japonês em Suzano). Bem como, o médico  Kazuhiro Mori, que foi vereador e secretário de Saúde, por dois mandatos. E ainda,  autoridades nipo-brasileiras. Também foram homenageadas 12 empresas e entidades com descendência japonesa no município.

Também estiveram representando o Legislativo Suzanense, os vereadores: Maizena, Pacola, João Sabugo, Josias Mineiro, Rogerio Castilho, Adilson Horse e Professor Edirlei. E ainda os secretários municipais, Paulo Pavione (Comunicação), José Luiz Spitti (Cultura), César Braga (Controladoria), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico), Renata Priscila (Educação), Itamar Corrêa Viana (Finanças), Balbino Dias (Segurança Cidadã) e André Chiang (Meio Ambiente).

A solenidade homenageou a comunidade japonesa e sua significativa contribuição para o desenvolvimento de Suzano, por meio da Lei Municipal nº 4.339/09, de autoria do então vereador, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, que institui o dia 18 de junho como o Dia do Imigrante Japonês.

Segundo informações, a imigração japonesa veio para o Brasil, e especificamente para Suzano, teve início em 1908, e a cidade se tornou um local importante para a história da imigração japonesa. 2.000 famílias de imigrantes japoneses e seus descendentes. A maioria dessas famílias (80%) está localizada na região central da cidade, enquanto as demais (20%, aproximadamente 140 famílias) estão no Distrito de Palmeiras. Além disso, estima-se que mais de 60 mil descendentes de japoneses vivam em Suzano, considerando também as gerações mais recentes.

Em suma, Suzano possui leis e celebrações que homenageiam a imigração japonesa, reconhecendo sua importância histórica e cultural para a cidade e para o Brasil.

A programação:

A programação cultural incluiu também uma super feira gastronômica, exposição de artesanato e apresentações culturais, que começaram que tiveram seu encerramento por volta das 23 horas.

O evento foi uma oportunidade para a comunidade apreciar a riqueza da cultura japonesa e celebrar sua história em Suzano. A sessão solene, por sua vez, foi um momento de reconhecimento e homenagem aos imigrantes e seus descendentes, que ajudaram a construir a cidade.

Da Redação

Por Valdir Sabiá

Fotos: Valdir Sabiá

Leia também:

Apicultores apoiados pela Cia Suzano alcançam 129 toneladas de mel em 2025

A produção de mel realizada por parceiros do Programa de Apicultura da Suzano, alcançou mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *