ESTEVAM GALVÃO DE OLIVEIRA: Há um ano Suzano perdia um dos maiores líderes políticos da cidade e do estado de SP

Na noite de sábado 29 de junho, de 2024, morria o sempre prefeito de Suzano e deputado estadual e federal, Estevam Galvão de Oliveira.

Estevam Galvão dedicou mais de 50 anos de sua vida a cidade de Suzano e ao Estado de São Paulo

Apesar de seu falecimento, Estevam Galvão deixou como legado a sua marca na história de Suzano e do estado de São Paulo, com grandes obras e projetos que promoveram avanços significativos na cidade e na vida da população.

Lembrando que Estevam Galvão dedicou mais de 50 anos de sua vida ao Estado de São Paulo, cumprindo cinco mandatos na Assembleia Legislativa (Alesp) – o último se encerrou em 2023. Ao longo de sua trajetória, foi vereador e quatro vezes prefeito de Suzano (Região Metropolitana de São Paulo), além de deputado federal e subprefeito de Guaianases, em São Paulo.

História

Estevam Galvão nasceu em agosto de 1942. Natural da cidade de Garça, no interior de São Paulo, se formou em Direito pela Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. Em 1973, assumiu seu primeiro cargo político, como vereador em Suzano.

Em seus anos de vida pública, acumulou realizações que beneficiaram milhares de pessoas nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto e demais municípios do Estado. Um exemplo é o Programa Visão do Futuro. O projeto atende crianças em idade escolar com exames de vista, tratamento oftalmológico e doação de óculos.

Outro projeto importante de Estevam Galvão é a Lei 16.887/2018, que garante isenção de ICMS em todo o Estado de São Paulo para os produtores de hortifrúti que utilizam o mínimo de processamento nos alimentos – frutas, verduras e legumes picados, lavados, embalados, triturados.

Em seus mandatos como prefeito, Estevam colecionou títulos. Um deles é o prêmio “Gestor Eficiente em Merenda Escolar”, concedido pela qualidade da merenda e a implantação da alimentação natural nas escolas em Suzano. Ele também foi o “Prefeito Amigo da Criança”, prêmio conferido pela Fundação Abrinq-Unicef pelos relevantes serviços prestados à criança e ao adolescente. Na Saúde, o trabalho realizado em Suzano conferiu ao município o prêmio “Excelência no Combate à Tuberculose”.

Como parlamentar, recebeu da Associação Paulista dos Magistrados o Diploma de Reconhecimento. Também recebeu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo o título de Irmão Remido, devido ao trabalho desenvolvido na área da Saúde e inúmeros títulos de cidadão em várias partes do Estado, entre outros prêmios e honrarias.

Recentemente, era conselheiro do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), cargo que ocupava desde agosto de 2023, a convite do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.

Sem dúvida Estevam Galvão era uma pessoa querida e sua partida causou tristeza e pesar, marcando o fim de um ciclo para a política de Suzano e do estado de São Paulo, mas também celebrou a vivência de um líder dedicado e atencioso. Seu legado continuará influenciando gerações e moldando os caminhos do desenvolvimento regional e estadual.

Por Valdir Sabiá

Fontes: Arquivo Tribuna de Suzano e Alesp

Edição: Tribuna de Suzano

Fotos: Arquivo/Tribuna de Suzano e Alesp

Leia também:

Mutirão oferecerá exames para renovação de licenças de profissionais de feiras livres e varejões em Mogi das Cruzes

Feirantes e varejistas de Mogi das Cruzes terão a oportunidade de realizar, na próxima segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *