HISTÓRIA AUTOMOBILÍSTICA: Estado de São Paulo é líder em feiras de carros antigos por todo o País

Águas de Lindóia sedia o maior encontro de carros antigos da América Latina

 

As feiras de carros antigos preservam a história automobilística, são importantes para o entretenimento e para a geração de negócios. Assim, costumam atrair colecionadores, entusiastas, promovendo cultura, lazer e um expressivo potencial econômico. Além disso, os eventos movimentam o setor de turismo com a ocupação de hotéis, restaurantes e comércio em geral.

São Paulo é considerado o líder em feiras de carros antigos, especialmente devido ao grande número de eventos e encontros que ocorrem no estado. O 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos em Águas de Lindóia, por exemplo, é considerado o maior da América Latina, atraindo milhares de visitantes e expositores de todo o país. O encontro aconteceu no final de junho, durou quatro dias e teve 1.500 veículos expostos, com público estimado de 530 mil pessoas.

Uma das qualidades destas feiras é que estimula a restauração de carros antigos, mantendo viva a história e o conhecimento sobre esses veículos. De acordo com pesquisa da Fédération Internacionale des Véhicules Anciens (Fiva), o Brasil é atualmente o líder em número de colecionadores de carros antigos da América Latina, com cerca de 1,2 milhão de adeptos do movimento. A programação em SP passou por Águas de Lindóia e neste Santana de Parnaíba neste domingo (13), no 22º Encontro de Antigomobilismo, que será no centro histórico local.

Entre os destaques desta edição 2025 está a participação de um Maverick 1973 customizado por Batistinha, referência nacional em restauração e customização de veículos antigos. A exposição de Santana de Parnaíba reunirá automóveis com mais de 35 anos de fabricação, incluindo relíquias dos anos de 1920 a 1980, pertencentes a colecionadores e clubes de antigomobilismo de diversas regiões do país.

Para os moradores, este evento é muito mais do que uma exposição de carros. Trata-se de uma celebração da cultura, da tradição e da nostalgia. Além da exposição de carros antigos e miniaturas, haverá mercado de pulgas, feira de artesanato, food trucks, cerveja artesanal, música ao vivo e atrações culturais. São esperados mais de 30 mil visitantes, mesmo público da edição passada.

Fonte: Agência São Paulo

Edição: Tribuna de Suzano

Fotos capa: Secom / Pref. Santana de Parnaíba

Foto interna: Divulgação/Gov. SP – Gazeta Regional

Leia também:

DEFESA CIVIL: Alerta para tempestades com ventos forte em diferentes regiões do estado de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (6) alerta para a formação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *