SEGUNDO INSTITUTO DE PESQUISA: Ferraz de Vasconcelos supera a meta nacional de alfabetização

O município Ferraz de Vasconcelos, alcançou 65,07% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental em 2024, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgada na primeira quinzena de julho.

Segundo o instituto, o resultado representa um salto de 12,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando o índice era de 52,7%, superando com folga a meta projetada para 2024. Lembrando que o Índice de Criança Alfabetizada (ICA) é um indicador nacional que mede o percentual de crianças da rede pública que atingiram o nível de proficiência em leitura e escrita até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, ou seja, até os sete anos de idade.

Diversas abordagens pedagógicas são oferecidas para o processo de alfabetização em Ferraz de Vasconcelos, como avaliação periódica em rede, formação continuada de professores e o acompanhamento pedagógico próximo e sistemático. Essa combinação de ações tem sido determinante para elevar a qualidade da alfabetização no município.

Para a secretária municipal de Educação de Ferraz, Paula Trevizolli, destaca a  importância desses resultados para o município, e explica:  “o salto representa mais que um avanço estatístico, é o reflexo de uma política pública bem estruturada e implementada com foco em resultados. O município superou a média nacional, posicionando Ferraz entre as cidades que mais evoluíram no Brasil em termos de alfabetização na idade certa. Esse resultado foi possível graças à junção de esforços das Unidades escolares, das famílias e à consolidação do programa Ferraz ‘Alfabetiza Mais’, desenvolvido desde 2022 em parceria com a Associação Bem Comum”, destacou a titular da pasta.

Fonte: Amanda Morais – Secom Ferraz

Edição: Tribuna de Suzano

Fotos: Vinicius Cavalcante /Secom Ferraz

 

Leia também:

DEFESA CIVIL: Alerta para tempestades com ventos forte em diferentes regiões do estado de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (6) alerta para a formação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *