PACIFICAÇÃO: Programa de formação sobre conciliação de conflitos no ambiente escolar é realizado em Itaquaquecetuba

Mais de 160 professores da rede municipal de ensino em Itaquaquecetuba participaram, na última semana, do programa de formação sobre práticas de conciliação e resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar. A ação faz parte do projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Atualmente implantado em quatro escolas de ensino fundamental de tempo integral, o projeto será expandido para 30 unidades escolares alcançando estudantes, professores e equipes gestoras com uma abordagem estruturada sobre cultura de paz, diálogo e empatia.

A capacitação foi conduzida pelo juiz federal e coordenador da Central de Conciliação do Estado de São Paulo, Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, e aconteceu no Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI).

“Essa formação é uma semente que pode mudar gerações. Trabalhar a conciliação desde a infância forma cidadãos mais conscientes, respeitosos e preparados para viver em sociedade”, afirmou o juiz.

A secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo (foto), participou da formação e explicou que a estratégia é uma política pública educacional que vai além do ensino tradicional. “Estamos investindo em um novo olhar para a educação, que entende o papel da escola também como promotora de bem-estar, saúde emocional e cidadania. A conciliação é uma ferramenta poderosa nesse caminho”, destacou.

O projeto já apresenta resultados positivos com a redução de 30% nos conflitos escolares nas unidades que atuam com mediação de forma ativa. A metodologia também está em sintonia com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para mediação e práticas restaurativas no ambiente escolar.

A idealizadora do projeto e conciliadora do Juizado Federal de São Paulo, Rosane Sanches Antunes, reforçou a importância de aproximar a Justiça da escola. “A conciliação nos ensina que o diálogo é possível mesmo nos momentos mais difíceis. Essa construção começa com as crianças e se reflete em toda a comunidade escolar”, comentou. Ela é autora do livro “Ava e os Quadradinhos”, destinado aos estudantes do ensino fundamental e traz uma abordagem global das ferramentas de conciliação.

Fonte: Comunicação PMI

Edição: Tribuna de Suzano

Fotos: Aline Sabino

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