SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO: Ação de conscientização atendeu motociclistas de Mogi das Cruzes e região

A ação de conscientização aconteceu na praça Francisco Ribeiro Nogueira em Mogi das Cruzes

Na Semana Nacional de Prevenção a Sinistros com Motociclistas, a cidade de Mogi das Cruzes, realizou uma ação de conscientização realizada na praça Francisco Ribeiro Nogueira, na região central. Os motociclistas que passaram pela região receberam material informativo e de orientação sobre comportamento seguro em ruas, avenidas e rodovias. Representantes das concessionárias fizeram a entrega de antenas para ampliar a segurança dos motociclistas, principalmente com relação a linhas cortantes.

Cerca de 300 motociclistas receberam orientações durante a ação, que impactou em torno de 3 mil pessoas que circularam pela região da praça Francisco Ribeiro Nogueira durante a manhã. “Os motociclistas fazem parte do principal grupo de risco para a ocorrência de sinistros com vítima no país. Assim, ações voltadas à segurança deste público são importantes para um trânsito mais seguro e estão presentes na programação da equipe de segurança viária. Nosso objetivo é colaborar para salvar vidas”, explicou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.

De acordo com o Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil registrou taxa de 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023 em sinistros envolvendo motociclistas. Foram quase 13,5 mil siistros com óbitos envolvendo motociclistas no país.  A ação em Mogi das Cruzes, teve a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, do Detran-SP, as concessionárias Ecopistas e CNL e empresas de transporte coletivo.

Já de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), as internações envolvendo motociclistas custaram mais de R$ 257 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2024.

Leia também:

Estações da CPTM Tatuapé e Luz recebem ações gratuitas de prevenção à saúde física e mental nesta quinta-feira

Os passageiros que utilizarem as estações Tatuapé e Luz da CPTM nesta quinta-feira (18) terão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *