EM SUZANO: Fiscalização para combater perturbação do sossego público será reforçada

A cidade de Suzano, terá as ações de fiscalização e levantamento de estabelecimentos e propriedades que atuam em desacordo com as normas de perturbação do sossego público, intensificada. Especialmente adegas e chácaras que promovem festas irregulares na região sul da cidade, incluindo o Distrito de Palmeiras.

A medida foi anunciada durante a primeira reunião oficial da nova gestão 2025-2027 do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Palmeiras, realizada no final do mês de julho, na Associação Fukuhaku, na Vila Ipelândia.

Durante a reunião, moradores e lideranças comunitárias levaram demandas sobre perturbação de sossego, especialmente durante fins de semana e feriados, com destaque para locais que realizam festas clandestinas e não respeitam os limites legais de horário e volume de som. Também foram apontadas dificuldades com estabelecimentos que operam fora do escopo de seus alvarás de funcionamento, como adegas que funcionam como casas noturnas e promovem aglomerações.

O objetivo da ação integrada é unir esforços entre os órgãos públicos e a comunidade para ampliar a atuação preventiva e coibir condutas que desrespeitam a legislação e geram transtornos à vizinhança.

O secretário de Governo, Alex Santos, reforçou a importância do diálogo com a comunidade para alinhar as ações do poder público às necessidades reais da população. Segundo ele, é por meio da escuta ativa que a administração consegue promover respostas mais eficazes. “Essa proximidade com o Conseg é fundamental para que possamos atuar de forma estratégica. A presença do governo nas ruas, ouvindo as pessoas, fortalece a segurança e a confiança da população”, disse.

Já o secretário Claudinei Galo apontou que o trabalho integrado entre as secretarias é essencial para resolver os problemas de forma mais ampla. “A atuação em conjunto garante que cada órgão possa contribuir com sua estrutura e conhecimento técnico. Segurança também passa pela organização da cidade como um todo”, explicou.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Vaz, destacou que a fiscalização também visa proteger os comerciantes que atuam de forma correta. “É preciso separar quem trabalha dentro da legalidade daqueles que desrespeitam as normas. As ações visam garantir um ambiente saudável para os bons empreendedores”, pontuou.

Além da fiscalização em campo, a Secretaria de Segurança Cidadã também está articulando com outras pastas para reforçar as medidas de controle, como a exigência de alvarás específicos, o acompanhamento das atividades comerciais e a realização de blitze conjuntas.

“Sabemos que a população tem convivido com situações abusivas, especialmente em chácaras e adegas que operam como casas de festas sem qualquer controle. A mensagem é clara: quem insiste em desrespeitar as normas será responsabilizado. Nossa missão é garantir uma cidade mais segura e tranquila para todos”, completou o secretário dede Segurança Cidadã Francisco Balbino.

Por fim, o prefeito Pedro Ishi ressaltou que a segurança e o bem-estar dos suzanenses são prioridades da gestão e que o combate à perturbação de sossego seguirá firme. “Nosso compromisso é com uma cidade segura, organizada e que respeita o direito de todos. As ações de fiscalização serão intensificadas, sempre com responsabilidade e diálogo com a população”, finalizou o chefe do Executivo.

Fonte: Secop Suzano

Edição: Tribuna de Suzano

Fotos: Arquivo e Divulgação

Leia também:

Estações da CPTM Tatuapé e Luz recebem ações gratuitas de prevenção à saúde física e mental nesta quinta-feira

Os passageiros que utilizarem as estações Tatuapé e Luz da CPTM nesta quinta-feira (18) terão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *