POLÍCIA NA RUA: Forças de segurança realizam operação conjunta em Suzano

Com a prisão de dois indivíduos e 284 abordagens, aconteceu na quarta-feira (6), mais uma etapa da operação “Combate ao Crime” realizadas pelas polícias Militar, Civil em  parceria com Guarda Civil Municipal (GCM) em Suzano.

Operação conjunta entre as forças de segurança em Suzano, no Distrito de Palmeiras

A ação contou com mais de cem agentes, somando todas as forças policiais participantes, teve como foco os bairros da região sul, onde foram fiscalizados 106 carros e 92 motocicletas,  com apreensão de 1,8 quilo de entorpecentes e realizando 49 autuações.  Segundo as autoridades a operação é considerada a maior ofensiva já realizada no Distrito de Palmeiras, neste ano.

Também foram emitidas 28 autuações municipais, quatro recolhas de documentos, uma apreensão de veículo, quatro termos de vistoria da Polícia Ambiental, um boletim de ocorrência da Polícia Militar, dois da Polícia Civil e a fiscalização de uma carga.

“Essa operação representa o compromisso da nossa gestão com a segurança da população, não só do centro e da região norte, mas especialmente da região sul. A atuação integrada entre as forças policiais e a reativação do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Sul são exemplos claros de que estamos ouvindo e agindo em parceria com a comunidade”, afirmou o prefeito Pedro Ishi. Segundo ele, a escolha da região de Palmeiras como ponto inicial da ação reflete um esforço direto de atendimento às demandas dos moradores.

A operação teve como base o futuro Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno e mobilizou cerca de 30 agentes da GCM, distribuídos entre viaturas de quatro rodas e motos dos grupamentos Ronda Ostensiva com Motocicleta (Romo), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e Força Patrulha. A Polícia Militar empregou 29 viaturas, entre carros e motocicletas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de efetivo da Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar (Caep) do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), e do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). A Polícia Civil participou com agentes do 1º Distrito Policial de Palmeiras.

Necessidade
A operação foi uma resposta das forças de segurança para as demandas do Conseg da região sul, que retomou os trabalhos neste ano. Durante as ações, o foco dos agentes foi a realização de abordagens em pontos estratégicos de bairros do distrito de Palmeiras. A escolha da área como ponto de partida da operação está diretamente ligada à solicitação dos moradores por maior presença das forças de segurança na região.

O resultado também tem relação direta com um trabalho contínuo da administração municipal em reforçar a estrutura da segurança pública, promovendo a integração entre os órgãos e fortalecendo a presença policial nos bairros. A reativação do Conseg Sul foi instrumento fundamental para canalizar as demandas dos moradores da região e construir soluções coletivas.

Atuação
Com foco em inteligência, integração e presença ostensiva, a Secretaria de Segurança Cidadã já vinha atuando com operações semelhantes, como a “Cidade e Ordem”, que no último fim de semana resultou em interdições e autuações. De acordo com dados da pasta, Suzano registrou quase uma prisão por dia entre janeiro e julho deste ano, sinal claro do impacto positivo das políticas públicas adotadas.

Fonte: Secop Suzano

Edição: Tribuna de Suzano

Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Leia também:

Prefeitura de Suzano projeta orçamento de R$ 1,78 bilhão para 2027

Suzano deverá contar com um orçamento de R$ 1,788 bilhão em 2027, conforme previsão apresentada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *