A partir desta segunda-feira (25), a estação Palmeiras-Barra Funda será o ponto central do transporte público sobre trilhos em São Paulo, recebendo as linhas 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM.

A Linha 11-Coral passa a operar em regime assistido até a Barra Funda, nos horários de vale (das 8h às 15h30 e das 20h à 0h). Na quinta-feira (28), as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também passam a ter a Barra Funda como terminal de desembarque. Com isso, todos os passageiros que utilizam as linhas Rubi e Turquesa deverão desembarcar na estação. Quem seguir sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra fará a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6, em um processo que garante mais segurança, eficiência e comodidade.
As mudanças transformam a estação Palmeiras-Barra Funda em um hub ferroviário da capital. Além dessas linhas e do Expresso Aeroporto, a estação também conecta a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos e terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, além de estar próxima a universidades, casas de shows e equipamentos culturais.
Na Linha 12-Safira, foi retirado o loop interno e implantada a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Já na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos no mesmo período, ampliando a oferta de lugares. No Expresso Linha 10, que conecta as estações Santo André e Tamanduateí nos horários de pico da manhã e da tarde, os trens circulam agora a cada 20 minutos.
Fonte: Agência SP
Edição: Tribuna de Suzano
Foto: Divulgação/Gov. SP
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região