
Foi apresentado a população, neste final do mês agosto, por meio do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), o projeto de tombamento da Capela Nossa Senhora da Piedade, a Igreja histórica do Baruel, que representa o marco zero do município, no Distrito de Palmeiras.
Os trabalhos tiveram, início em 2021, considerada um dos processos mais complexos em andamento no município, envolvendo estudos aprofundados sobre o valor material e imaterial do espaço religioso e das manifestações culturais ligadas a ele. A igreja é um marco para Suzano. Trata-se de um dos primeiros povoados que surgiram na região, quando se deu a ocupação do território em que foi formada a sociedade suzanense, antes da chegada da estrada de ferro.
O processo de tombamento busca garantir a preservação da igreja, um dos marcos históricos mais importantes da cidade; a Festa do Baruel; a tradicional caminhada que começa no centro da cidade e segue em peregrinação até a capela; além de outras expressões culturais associadas ao espaço. Essa proteção abrangerá não apenas a edificação, reconstruída em 1916 com o altar em estilo barroco tardio, mas também tradições e práticas que fazem parte da identidade local.
Segundo o presidente do Compac, a participação da população nesta etapa foi fundamental para legitimar a proposta. “Esse é um processo que não se resume a proteger paredes ou estruturas físicas, mas sim um conjunto de valores, tradições e memórias que atravessam gerações. Por isso, fizemos questão de apresentar o estudo na própria igreja, ao lado da comunidade, que é a verdadeira guardiã deste patrimônio”, explicou Lima Franco.
Os próximos passos envolvem a análise do projeto pelas secretarias municipais de Planejamento Urbano e Habitação, de Meio Ambiente e de Cultura, que devem emitir pareceres técnicos antes de o processo ser encaminhado ao relator do Compac. Após o parecer final, o conselho colocará o tombamento em votação e a expectativa é que a decisão represente um marco na política de preservação cultural de Suzano.
Além da proteção do espaço físico, o processo de tombamento busca assegurar o reconhecimento oficial da Festa do Baruel, uma das mais tradicionais da cidade. Com forte presença religiosa e cultural, a celebração reúne moradores e visitantes em torno da fé, da convivência e da cultura popular. O Compac destaca que a salvaguarda dessas manifestações é tão importante quanto a preservação das paredes da igreja, pois representam práticas vivas e dinâmicas que reforçam o sentimento de pertencimento comunitário.
O prefeito Pedro Ishi também ressaltou a relevância do tombamento como instrumento de preservação do patrimônio cultural. Ele afirmou que a cidade tem avançado de forma significativa na valorização da sua memória. “Suzano é uma cidade em constante transformação, mas que não pode perder o vínculo com suas raízes. O tombamento da Igreja do Baruel é uma forma de assegurar que esse patrimônio, que é ao mesmo tempo histórico e afetivo, seja mantido vivo. É um compromisso da gestão em preservar nossa história e identidade”, finalizou.
Fonte: Secop Suzano
Edição: Tribuna de Suzano
Fotos: Reprodução Internet
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região