Mogi das Cruzes comemora seus 465 anos com mais de 30 mil pessoas na Avenida Cívica

Mais 30 mil pessoas estivera, na Avenida Cívica, para acompanhar os desfile

Na manhã de segunda-feira (01), aconteceu a celebração dos 465 anos de Mogi das Cruzes, com um dos maiores Desfiles Cívicos da história da cidade – 8 mil pessoas participaram, representando os diversos segmentos da sociedade e todos os departamentos da Prefeitura Municipal. Segundo os organizadores do evento, aproximadamente 30 mil pessoas estivera, na Avenida Cívica, para acompanhar a solenidade.

Estudantes, professores, militares, atletas, artistas, servidores municipais e representantes de entidades e associações mostraram que “Mogi abraça” todos os mogianos e mogianas.  “Hoje é um dia muito especial para todos na nossa cidade. Estamos aqui, juntos, resgatando o que temos de melhor: o mogiano e a mogiana. Mostramos a nossa educação, o esporte, o social, a segurança, a agricultura, a solidariedade, a mulher, o idoso, o meio ambiente, nossos parceiros… Enfim, todos que fazem uma Mogi melhor a cada dia. É momento de celebrar”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.

Participaram da solenidade o deputado federal Marcio Alvino, o presidente da Alesp, deputado André do Prado, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; o prefeito de Suzano e sua esposa, Pedro e Débora Ishi, e vereadores municipais, entre outras autoridades da região.

A abertura contou com a incorporação da Bandeira Nacional, a execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi das Cruzes. O Hino a Mogi foi entoado pelo Tiro de Guerra, que também abriu o desfile militar, seguido pelas forças de segurança da cidade — Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Instituto de Criminalística.

Na parte cívica, o tema “Mogi, Cidade que Abraça” foi retratado em diferentes alas. A Primeira Infância marcou presença com mais de 500 crianças representando temas como alimentação, desenvolvimento, brincadeiras e saúde. Já o pelotão da Longevidade reuniu cerca de 180 idosos, com apresentações de dança circular, Bon Odori, seresteiras e até a participação dos eleitos Miss e Mister Terceira Idade.

As escolas municipais também tiveram destaque, com cerca de 170 unidades representadas, trazendo para a avenida temas como brincar, natureza, diversidade, artes e leitura, desenvolvimento integral da criança e cultura de paz. O desfile celebrou ainda a diversidade cultural da cidade, com um pelotão de mais de 500 integrantes ligados à Cultura, incluindo povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba. A Secretaria da Mulher também participou pela primeira vez, apresentando projetos de empoderamento, defesa pessoal, empreendedorismo feminino e inclusão das mães atípicas.

As secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura e Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Trabalho também participaram do desfile, cada uma representando o seu segmento e apresentando à população os serviços, projetos e políticas públicas desenvolvidas em Mogi.

A música também foi destaque com a participação dos projetos “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Secretaria de Educação e gerido pela AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, realizado pela Pasta com gestão da Sinfônica Mogi. As apresentações animaram o público e reforçaram a importância da música como ferramenta de educação e inclusão.

O público aprovou a organização e se emocionou com as apresentações. Para o professor de futebol Hugo Piegas, do projeto CPC, o desfile foi um momento de integração. “Muito interessante e importante para as crianças, para a população e para a sociedade em geral. Muitas pessoas de esporte, saúde, educação e cultura se conhecendo e se solidarizando pela cidade”.

A professora de yoga Ana Benaton, que acompanhou a filha de 11 anos no pelotão do vôlei sub-13, se emocionou. “Primeiro desfile dela, e eu espero que isso continue por muitos anos”. Já o aluno de karatê kyokushin Matheus Stark destacou o espaço para o esporte. “É sempre bom poder mostrar a nossa modalidade. A academia de Mogi foi uma das primeiras do Brasil, há mais de 50 anos, então é muito importante fazer parte dessa história”.

Entre os jovens, a ansiedade deu lugar à alegria. “Eu estava bem ansiosa e nervosa também, mas gostei muito de participar”, contou Maria Victória Santos Macedo, representante da Banda Marcial da EM Coronel Almeida, no Centro. O munícipe Dauro Moraes também elogiou. “Muito bom, está excelente. Parabéns para a Prefeitura de Mogi”.

O encerramento ficou por conta da frota de veículos da Prefeitura, tratores da AGCO/Valtra, motoclubes, jipes e carros antigos, além da faixa final com a mensagem “Sintam-se Abraçados”.

As comemorações dos 465 anos de Mogi seguem ao longo do dia com atividades culturais gratuitas no Parque Centenário e, à noite, com o clássico entre Mogi Basquete e Bauru no Ginásio Hugo Ramos.

Fonte: Secop Suzano

Edição: Tribuna de Suzano

Foto: Divulgação/PMMC

Leia também:

Projeto Caravana do Lazer leva diversão e integração à Vila Cristina neste sábado em Ferraz de Vasconcelos

Crianças, jovens e famílias da Vila Cristina terão uma opção gratuita de lazer e integração …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *