NOVO CENTRO DE SAÚDE: Iniciada à construção do CEMPRE Biritiba Ussu em Mogi das Cruzes

Foi anunciado no sábado(06), à construção do Centro Municipal de Programas Educacionais (CEMPRE) Biritiba Ussu, com investimento de R$ 11,7 milhões, capacidade para 312 alunos em 13 turmas, da educação infantil ao ensino fundamental I, em período integral, atendendo crianças de 4 a 10 anos de idade.

O evento foi realizado no local da obra, na Estrada Benedito Rodrigues Cardoso, esquina com a Rua Expedito Donizete Barbosa, no bairro Boa Vista, no distrito de Biritiba Ussu. A nova unidade será executada pela empresa Demax e já teve a fase de terraplanagem iniciada. Os trabalhos devem ser concluídos até o final do próximo ano.

A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis, na assinatura da ordem de serviço para o início da obra

No evento, a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli ressaltou o impacto da nova escola para a população local. “Estamos trazendo para Biritiba Ussu uma escola de tempo integral moderna, sustentável e com estrutura de excelência. É mais um passo para garantir educação de qualidade perto da casa das famílias, atendendo a uma demanda histórica da comunidade”, afirmou.

O vice-prefeito Téo Cusatis também destacou a importância da conquista. “A educação em tempo integral transforma a vida das crianças e das famílias. Com este novo CEMPRE, vamos ampliar o acesso, reduzir a defasagem de vagas e preparar nossas crianças para um futuro melhor”, declarou.

O prédio de dois pavimentos contará com 8 salas de aula, 3 salas multiuso, uma sala de inovação tecnológica, ginásio poliesportivo coberto, sala de leitura e pesquisa, pátio coberto, área de recreação natural e soluções sustentáveis, como reaproveitamento de águas pluviais, piso de material reciclado, iluminação e ventilação naturais, telhado termoacústico e painéis fotovoltaicos para energia solar.

Entre as melhorias no projeto estão a substituição da escadaria por um acesso mais funcional e a transformação da quadra coberta em um ginásio poliesportivo com sanitários, que também ficará aberto para uso da comunidade aos finais de semana.

Início da construção do Centro Municipal de Programas Educacionais (CEMPRE) Biritiba Ussu

O início da obra representa um avanço importante, já que o projeto havia sido anunciado em junho de 2024 pela gestão anterior, mas não saiu do papel por falta de licenciamento ambiental. A atual administração retomou o processo junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), respondeu às pendências e obteve a autorização necessária para a construção.

A nova unidade também contribuirá para reduzir a demanda do Cadastro Municipal Unificado no distrito, desafogando escolas como a EM Leopoldino Cardoso de Moraes, o CEIM Maria Martinha Cardoso Paes e a EM Prof. Primo Villar, que hoje absorvem os alunos da região.

O CEMPRE Biritiba Ussu será a 9ª unidade do tipo em Mogi das Cruzes e o segundo iniciado pela gestão atual – o primeiro foi o CEMPRE de Taiaçupeba, lançado em maio deste ano, com capacidade idêntica de 312 alunos e investimento de R$ 13,5 milhões.

Atualmente, Mogi das Cruzes conta com outros oito CEMPREs já em funcionamento: Prof. Sérgio Moretti, Oswaldo Regino Ornellas e Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (em Jundiapeba), Drª Ruth Cardoso (Jardim Layr), Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru), Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia) e Vereador Ivan Nunes Siqueira (Jardim Oropó).

Fonte: Comunicação PMMC

Edição: Tribuna de Suzano

Foto: Divulgação/PMMC

 

Leia também:

Projeto Caravana do Lazer leva diversão e integração à Vila Cristina neste sábado em Ferraz de Vasconcelos

Crianças, jovens e famílias da Vila Cristina terão uma opção gratuita de lazer e integração …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *