
Foi iniciado nesta terça-feira (23) as atividades do primeiro Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal em Suzano, no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210, no centro, próximo ao Fórum. O local tem a expectativa de realizar cerca de 600 atendimentos mensais, oferecendo soluções rápidas e práticas para demandas cotidianas relacionadas ao Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e outras pendências.
No local, as solicitações são recepcionadas, registradas e transmitidas diretamente à Receita Federal por meio de sistema virtual. Entre os serviços disponíveis estão regularização de restrições, alteração de CPF, consulta de situação fiscal, levantamento de débitos, emissão de documentos de arrecadação, orientações sobre o portal http://Gov.br e atualização cadastral. Uma das principais demandas que o espaço deve suprir é a análise da situação fiscal do CPF.
“A chegada do PAV em Suzano é uma conquista muito significativa, porque permite que os munícipes resolvam suas pendências com mais agilidade e comodidade. São serviços que impactam diretamente a vida das pessoas, desde a regularização de documentos até a abertura ou manutenção de empresas. Nossa proposta é continuar expandindo esses serviços, tornando o Centrus uma referência em atendimento público de qualidade”, afirmou Mauro Vaz.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Suzano e a Receita Federal, com o objetivo de descentralizar os atendimentos e facilitar o acesso da população. Até então, quem precisava de serviços mais simples ou intermediários da Receita realizava as ações de forma on-line ou se deslocava para outras cidades. Além de trazer o equipamento para Suzano, a proposta também é de ampliar a rede, inclusive com instalação de um novo posto no Centrus Norte e também no futuro Centrus Sul, que ficará nas dependências do Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno.
“O cidadão de Suzano agora vai poder economizar tempo e dinheiro, pois não precisará mais se deslocar daqui para as agências. De nossa parte, a tendência agora é expandir o serviço”, declarou o delegado-adjunto da Receita Federal de Guarulhos, Wilson Akira, que acompanhou o início dos trabalhos.
O chefe da agência de Suzano da Receita Federal, Geraldino Alves dos Santos, reforçou a importância de descentralizar os serviços da Receita Federal. “Estamos falando sobre a descentralização e expansão dos serviços virtuais. Queremos universalizar os serviços, porque quanto mais se virtualiza, mais cidadãos são atendidos”, destacou.
“É mais uma conquista para Suzano. Gostaria de agradecer imensamente ao delegado Akira, ao Mauro Vaz e ao prefeito Pedro Ishi, que estão atendendo nossa solicitação”, disse o presidente da Câmara Municipal de Suzano, o vereador Artur Takayama.
O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, destacou a relevância da parceria como parte do processo de modernização da administração pública e explicou: “estamos muito felizes em inaugurar o primeiro posto da Receita Federal em Suzano, um serviço que vai facilitar a vida do cidadão e reduzir a burocracia. Essa é mais uma entrega que mostra nosso compromisso em investir em inovação e em descentralização. Com o planejamento de levar esse atendimento também para o Centrus Norte e futuramente para o Centrus Sul, estaremos garantindo que mais pessoas tenham acesso a serviços de forma rápida, eficiente e sem sair do município”, disse.
Fonte: Secop Suzano
Edição: Tribuna de Suzano
Foto capa: Reprodução da internet/Sindicato dos Servidores Municipais de Suzano
Fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região