
Aconteceu nesta sexta-feira (26), a cerimônia de nomeação do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), que passa a se chamar, Deputado Estevam Galvão de Oliveira, ex-deputado estadual, bem como vereador no início da sua carreira política nos anos 70. O evento também marcou o anúncio da nova ala de hemodiálise, que contará com 40 vagas por turno, chegando a até 240 atendimentos. As obras têm prazo de seis meses, trazendo a expectativa de entrega em março de 2026. Uma conquista que vai transformar a vida de muitas famílias que precisam desse cuidado especializado.
O hospital já realiza procedimentos e cirurgias de pacientes encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), antiga Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Com um investimento de R$ 11 milhões, a previsão é de que a entrega da nova ala ocorra até março de 2026, fortalecendo o atendimento aos renais crônicos de Suzano e de todo o Alto Tietê.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva Eleuses Paiva, o novo serviço vai ampliar a rede de atendimento especializado na região. “Sinalizávamos a todos a importância de estruturar esse serviço. A hemodiálise está muito ligada à qualidade da água e precisamos ter uma estrutura muito boa para garantir segurança aos pacientes. Começamos a obra, o governador Tarcísio (de Freitas) colocou limites e temos até março para inaugurar. Serão 40 leitos aqui, com oportunidade de atender 240 pacientes renais crônicos”, declarou.
O presidente da Alesp ressaltou que a entrega dos leitos atende a uma antiga reivindicação da região. “Desde a abertura, tínhamos o compromisso de entregar vagas de hemodiálise. Sabemos da importância e da necessidade. O ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi lutou muito por isso e o Pedro Ishi, que na época era secretário de Saúde e hoje é prefeito, também reforçava constantemente a urgência de garantir esses leitos. É uma conquista coletiva para Suzano e para toda a região”, disse.
O secretário de Verde e Meio Ambiente de São Paulo Rodrigo Ashiuchi destacou o aspecto humano da conquista. “Quero agradecer pela confiança dos colaboradores e da população pela continuidade de um trabalho iniciado há quase nove anos. Esse complexo vem para somar com a saúde de Suzano. Meu pai passou quase cinco anos fazendo hemodiálise e sei muito bem o sofrimento que isso traz. Ver essa estrutura chegar à nossa cidade é uma vitória para milhares de famílias”, emocionou-se.
Por sua vez, o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, acompanhado da primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, celebrou a notícia e ressaltou os avanços recentes na saúde municipal. Primeiro o prefeito frisou, “reforço o nosso reconhecimento e gratidão ao sempre deputado Estevam Galvão de Oliveira, que deixou um legado de dedicação e compromisso com Suzano e toda a região. Em nome de sua esposa e sempre primeira-dama, Viviane Galvão de Oliveira, nosso muito obrigado por tantas conquistas e avanços que seguem transformando vidas”.
Em seguidas Pedro Ishi, disse: “sei o quanto é trabalhoso evoluir na saúde, mas Suzano tem dado passos largos. Durante a pandemia (de coronavírus – Covid-19), o HRAT foi essencial para atender nossa população e hoje ampliamos para um novo patamar com os leitos de hemodiálise. Em breve vamos inaugurar também uma nova UBS no bairro Cidade Edson. Tenho certeza de que, de onde estiver, o Estevam Galvão está muito feliz ao ver este hospital receber seu nome e avançar com novos serviços para a população”, encerrando a sua fala.
Também participaram da solenidade, a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, seu vice-prefeito, Téo Cusatis, o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho. presidente da Câmara Municipal de Suzano, Arthur Tkayama, o diretor técnico do Hospital Regional, Dr. Luiz João Luiz de Miranda Rocha. E ainda, diversas autoridades de São Paulo e do Alto Tietê.
Fonte: Secop Suzano
Edição: Tribuna de Suzano
Fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região