A partir desta segunda-feira (06), entra em vigor mais uma etapa do projeto Acordo Mogiano. Esta nova fase do programa é para negociação de débitos de tributos imobiliários, como IPTU, ITBI e ISS sobre a construção civil. Os descontos podem chegar a 65% do valor principal e 100% de isenção dos juros e multas. O parcelamento pode ser feito em até 60 meses (especificamente neste segundo edital, o valor mínimo de cada parcela é de R$ 50 para pessoa física e R$ 100 para pessoa jurídica). O prazo de negociação vai até 6 de fevereiro de 2026 – todos os editais têm validade de 120 dias.
Para fazer a adesão e conhecer as especificidades, basta acessar o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, pelo link abaixo, onde há as informações necessárias e as empresas que podem aderir, preenchendo os dados de forma online.
“O programa foi lançado em 3 de setembro, com o primeiro edital que valerá até 31 de dezembro deste ano, atendendo predominantemente débitos de ISS e outras taxas. Já este segundo edital, publicado nesta segunda-feira, é para pessoas físicas ou jurídicas que têm dívidas com tributos imobiliários, podendo fazer o parcelamento com benefícios muito consideráveis”, explica a subprocuradora-geral do município, Dalciani Felizardo.
“É um programa inovador e inédito em Mogi das Cruzes. Por exemplo: quem pagar à vista uma dívida lançada até 2010, tem 65% de desconto sobre o valor principal, além dos 100% de desconto nos juros e multas. É uma redução muito considerável para as pessoas aproveitarem e regularizarem a situação”, destaca.
“A atual gestão acredita que a dívida tributária não é uma irresponsabilidade, mas uma dificuldade financeira circunstancial. O contribuinte em débito quer regularizar sua situação, e é por isso que lançamos o programa com benefícios nunca vistos antes, permitindo que as pessoas recuperem seu crédito com a fazenda pública do município”, conclui Dalciani.
Diferentemente do tradicional Refis, em que os descontos eram lineares, o Acordo Mogiano oferece oportunidades exclusivas de quitação de dívidas tributárias municipais, beneficiando o contribuinte.
A proposta permite a celebração de acordos específicos com cada grupo de contribuintes, estabelecidos pelos editais, o que torna possíveis os acordos individuais, com melhores condições para quitação de débitos pendentes e regularização conforme perfil e condições financeiras específicas.
No primeiro mês de vigência, o Acordo Mogiano já realizou 281 acordos, que somam R$ 1.705.328,03. O balanço é da Procuradoria-Geral do Município. O montante negociado é 20,36% inferior ao valor original das dívidas, que era de R$ 2.141.289,45. A redução é pela aplicação dos descontos e isenções de juros e multas.
Um terceiro edital, que deve ser lançado em novembro, será para negociação de débitos com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação PMMC
Foto: Divulgação/PMMC
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região