NO MIRANTE DO SESC: BikeCine pela primeira vez em Suzano nesta sexta-feira (10)

A sessão gratuita e ao ar livre, com patrocínio da EDP, exibe filmes curtas-metragens e “Moana 2”

Um cinema totalmente movido a bicicletas! E você poderá aproveitar e  participar do projeto BikeCine, que pela primeira vez estará em Suzano, com as sessões gratuitas e ao ar livre nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 19 horas,  no Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, o Parque do Mirante, no bairro do Sesc, na zona norte da cidade.

No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodados na plateia de 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público.

É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso do BikeCine pensando especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. O BikeCine é para todos.

Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/ e também por distribuição presencial no local, uma hora antes do evento. Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.

A programação na cidade inicia exibindo uma sessão com filmes em curta-metragem, depois a animação musical “Moana 2″, da Walt Disney Studios, sequência com uma nova aventura que acompanha Moana e Maui em outra jornada, agora com um grupo improvável de marujos.

O circuito 2025 patrocinado pela EDP, Festival BikeCine, contempla 10 cidades nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê: Suzano, Caçapava (11/10), Biritiba Mirim (24/10), Taubaté (25/10), Salesópolis, Caraguatatuba, Barueri, Pindamonhangaba, Lorena; e Guararema e Mogi das Cruzes já realizadas.

“A EDP busca incentivar projetos que gerem impacto positivo nos territórios de sua atuação, e o BikeCine está alinhado a este propósito, possibilitando uma experiência especial ao público local. Une o acesso gratuito à cultura, incentivo à prática de atividade física e bem-estar, somados à temática da sustentabilidade, a partir da vivência da geração de energia limpa durante as sessões”, destaca Marcela Almeida, gestora do Instituto EDP.

A tecnologia BikeCine também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

O BikeCine une o amor pelo cinema com bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte juntos. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, apresentando cerca de 71 sessões para 10.055 pessoas.

Como funciona a energia do BikeCine

Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, no BikeCine toda a eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir das pedaladas do público nas estações de bicicletas. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizado apenas energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.

A energia das pedaladas se transforma em energia elétrica, pela cinética gerada dos movimentos do pedal. O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.

“O projeto reúne pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria estrear o BikeCine em Suzano, com ele queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é estimulado a refletir sobre o consumo energético, além da colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.

Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, o BikeCine tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, Cine Autorama e CineSolar.

O projeto Festival BikeCine em Suzano foi viabilizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da EDP, apoio da Prefeitura de Suzano e produção BikeCine.

Atenção em caso de chuva, o projeto será apresentado no Ginásio Municipal Prof. Roberto David, na rua Agnaldo Cursino, 1210/1350, no bairro do Sesc. Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.

Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes). Atenção 50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.

Programação:

19 horas Sessão de curtas-metragens (50 minutos – Livre)

20 horas –  Moana 2 (de David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller – EUA – 2024 – Animação/Aventura – 1h40 – Livre)

Sinopse

O reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem de volta para águas perigosas e distantes com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda de Maui, Moana deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grande missão, vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos. Filme musical da Walt Disney Animation Studios. Trailer: https://youtu.be/lqMJQa3JhZU?si=v_uGQSz07m7RI5NQ

Sobre a EDP na América do Sul

O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no

valor de R$41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Assessoria de Imprensa – BikeCine

Fotos: Assessoria de Imprensa – BikeCine

Leia também:

Estações da CPTM Tatuapé e Luz recebem ações gratuitas de prevenção à saúde física e mental nesta quinta-feira

Os passageiros que utilizarem as estações Tatuapé e Luz da CPTM nesta quinta-feira (18) terão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *