
A cidade de Suzano terá 150 novas vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio Técnico por meio do programa Bolsa do Ensino Técnico e Profissional (Beem). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Suzano, com o governo do Estado e Estado e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), a qual visa incentivar a inserção de jovens no
mercado de trabalho. A ação faz parte do programa Bolsa do Ensino Técnico e Profissional (Beem), que é voltada a fortalecer o ensino profissionalizante, combater a evasão escolar e aproximar
O programa é voltado a alunos matriculados nos 2º e 3º anos do Ensino Médio Técnico, com frequência escolar mínima de 85% e idade a partir de 16 anos. Os candidatos passarão por uma triagem baseada no desempenho acadêmico, proximidade do local de estágio e compatibilidade de horários com as aulas. As empresas participantes poderão escolher entre diferentes cursos técnicos, como Administração, Logística, Ciência de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Vendas, Hospedagem, entre outros.
Segundo os organizadores do programa, a iniciativa visa gerar experiência prática, reduzir a evasão escolar, aumentar a empregabilidade e estimular o protagonismo juvenil, oferecendo aprendizado e perspectiva de futuro.
Para o secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, a adesão ao programa reforça o compromisso da atual gestão em criar caminhos concretos para o desenvolvimento da juventude. “Essa parceria é mais uma demonstração de que estamos atentos às demandas dos jovens suzanenses. Muitos deles estão em busca da primeira oportunidade, e o programa vem para abrir portas, valorizar o estudo e gerar esperança. É uma política pública que une educação, trabalho e cidadania”, afirmou.
As vagas terão duração de até seis meses, com carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em jornadas de até quatro horas diárias, e contarão com bolsa-auxílio compatível com o mercado, seguro contra acidentes pessoais, auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional. O programa será custeado integralmente pelo governo estadual durante o período de vigência.
“Suzano tem se destacado por investir em programas que unem formação e oportunidade. Essa parceria com o Governo do Estado e o Ciee mostra que acreditamos no potencial da nossa juventude. Com essas 150 vagas, estamos não apenas gerando trabalho, mas também oferecendo aprendizado, autonomia e perspectivas de futuro para os nossos jovens”, declarou o prefeito de Suzano, Pedro Ishi.
O cronograma das inscrições do estágio
Distribuição das Vagas:
50 para o Poder Público municipal.
100 para o setor privado, em empresas instaladas na cidade.
Cursos Envolvidos: Administração, Logística, Ciência de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Vendas, Hospedagem, entre outros.
Seleção: Triagem baseada em desempenho acadêmico, proximidade do local de estágio e compatibilidade de horários com as aulas.
Condições do Estágio (custeadas integralmente pelo Governo Estadual):
Duração: Até seis meses.
Carga Horária: 20 horas semanais, distribuídas em jornadas de até quatro horas diárias.
Benefícios: Bolsa-auxílio compatível com o mercado, seguro contra acidentes pessoais, auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional.
Inscrição para Empresas:
Prazo: Até o dia 21 de novembro.
Meios de Cadastro:
Telefone: (11) 4742-9579.
Já a presencial será feita no Centrus – Centro Unificado de Serviços, localizado na avenida Paulo Portela, 210, no centro, próximo ao fórum da cidade.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secop Suzano
Fotos: Divulgação/Gov SP
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região