INFLAESTRUTURA: Obras no Distrito de Palmeiras beneficia moradores com novas ligações de água

Prefeito de Suzano, Pedro Ishi e morador de Palmeiras, recebendo água em uma das 147 novas ligações

Aconteceu nesta quinta-feira (16), a entrega das obras de 147 ligações de água no bairro Chácara São Judas Tadeu; Chácara Nossa Senhora Aparecida II e Chácara Nossa Senhora Aparecida III. Ao todo, 1,2 mil moradores do Distrito de Palmeiras serão beneficiados.

Na Chácara São Judas Tadeu, a ampliação da infraestrutura de abastecimento foi viabilizada por meio de um investimento de R$ 600 mil, que permitiu a instalação de uma rede de 2.863 metros. As atividades que foram iniciadas no mês de julho deste ano estão sendo concluídas neste mês, para emoção dos moradores da rua da Colheita e das vias do entorno.

O que diz a população

“Só tínhamos água do poço e este secava com frequência. Quando havia, não tinha a qualidade desejada e inclusive obstruía o chuveiro, que muitas vezes queimava pelos detritos causados pela falta de estrutura adequada. Essa obra que a prefeitura e a Sabesp estão entregando realmente vai melhorar muito a vida da gente”, disse o morador Ederson Pedroso, que cumprimentou as equipes da administração municipal pela atenção com a comunidade local.

Já nas Chácaras Nossa Senhora Aparecida II e III, o investimento será de R$ 1,2 milhão na ampliação da rede, que contará com 4.869 metros, beneficiando a rua Odílio Cardoso e as vias daquele perímetro. Nesta localidade, onde serão eliminadas mais de 30 caixas d’água, os equipamentos da empresa Zigurate Construção Ltda., responsável pelas intervenções, já estão a todo vapor, inclusive chamando atenção de munícipes que circulam, residem e trabalham por ali.

“Eu moro neste local há 24 anos e trabalho nesta via por onde começaram os trabalhos. Digo que é uma felicidade para nós ver essas obras acontecerem, porque dependíamos de caminhão pipa, que às vezes passava e outras vezes não passava, quando não quebrava e nos deixava sem o serviço. Agradecemos a todos que estão envolvidos nessa conquista”, falou a moradora Adriana Gonçalves.

Uma das vizinhas dela, Amanda Santos, citou a família para agradecer ao prefeito pelas obras no bairro. “Já tive que levar meu filho para o hospital por conta da falta de qualidade da água a que tínhamos acesso. Agora podemos celebrar o fato de chegarmos em casa e ligar a torneira para beber água, tomar banho e cozinhar”, disse ela.

Segundo a administração municipal, as comunidades ainda irão celebrar a chegada da infraestrutura para coleta e tratamento de esgoto, que reforçará os serviços relacionados ao saneamento básico nessas localidades. O projeto para a Chácara São Judas Tadeu já começará neste momento, e para as Chácaras Nossa Senhora Aparecida II e III, será iniciado assim que as intervenções relacionadas ao abastecimento de água forem concluídas.

Em 16 de setembro, aconteceu a entrega das obras em uma rede de dois quilômetros de extensão que levaram água encanada para o núcleo Jardim Brasil II, promovendo a ligação em 249 residências e beneficiando 996 moradores. Para este serviço, foram destinados R$ 400 mil, integrando um conjunto de investimentos que deverá alcançar aproximadamente R$ 11 milhões para esta localidade do município. O projeto foi uma realização da Prefeitura de Suzano e a Sabesp.

Segundo os dirigentes da Sabesp, até 2029, a empresa deverá investir na cidade aproximadamente R$ 600 milhões em obras de água e esgoto, com o objetivo de universalizar esses serviços para todos os núcleos urbanos e rurais.

Repercussão

Por sua vez, o prefeito de Suzano, Pedro Ishi frisou que a entrega dessas obras representa literalmente um divisor de águas na vida das famílias. “Quando vemos que o morador pode ligar a torneira e perceber que tem água encanada em casa, ficamos extremamente orgulhosos do trabalho que temos feito na cidade. Agradecemos o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, que começou esse processo, e agora estamos dando continuidade. Essa infraestrutura que temos levado para as casas tira a necessidade de usar água do poço e das caixas d’água. Isso representa qualidade de vida para todos”, pontuou o chefe do Executivo municipal.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Tribuna de Suzano

Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Leia também:

Aposentados e pensionistas são homenageados em celebração especial em Mogi das Cruzes

Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) foram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *