PLANEJAMENTO: Defesa Civil promove reunião para plano de contingência em Itaquaquecetuba

Objetivo do simulado é orientar a comunidade residente em áreas de risco

A cidade de Itaquaquecetuba, está elaborando o plano de contingência e ao planejamento do simulado de inundação, previsto para novembro, com o gerenciamento da Defesa Civil do município. O encontro que aconteceu, na sexta-feira (17), reuniu representantes das secretarias da administração municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros, reforçando a integração entre as áreas visando a prevenção e resposta a desastres naturais.

Durante a reunião, foi destacada a importância do plano de contingência como ferramenta fundamental para a prevenção e mitigação de riscos, além da preparação das equipes e da população para agir de forma segura em situações de emergência.

O simulado visa capacitar e treinar a comunidade residente em áreas de risco, tornando-a mais resiliente diante de ocorrências de desastres. Além disso, a ação busca integrar os órgãos municipais, estaduais e federais que atuam na resposta a eventos adversos, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficiência das medidas de proteção.

Entre os pontos discutidos, foram definidos detalhes do cenário do exercício, que será realizado na Vila Sônia, com foco na rua Catumbi. As rotas de fuga serão pelas ruas Catumbi e Mooca, tendo como ponto de encontro a rua Mooca e abrigo temporário em uma igreja na estrada Walter da Silva Costa.

Segundo a Defesa Civil, o simulado também servirá para testar o plano emergencial e aperfeiçoá-lo, resultando em um modelo definitivo e de referência para futuras ações em outras áreas do município.

“Nosso foco é fortalecer a cultura de prevenção e preparar a cidade para agir de maneira rápida e coordenada em situações de risco. A participação das secretarias e da comunidade é essencial para o sucesso desse trabalho”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Anderson Marchiori.

O encontro marcou mais um passo na construção de uma cidade mais segura. “Prevenir é o melhor caminho. Quando a cidade se prepara, vidas são preservadas e os impactos são menores. Vamos unir forças para garantir que a população esteja protegida e orientada em qualquer situação”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Comunicação/PMI

Fotos: Chalaine Kerchner/CPMI

Leia também:

Título de Cidadão: engenheiro com mais de quatro décadas de atuação é homenageado pelo Legislativo Mogiano

Responsável por acompanhar algumas das principais transformações urbanas de Mogi das Cruzes nas últimas quatro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *