TREINAMENTO: Curso de direção segura ministrado para motoristas do Pode Legislativo mogiano

O presidente do Legislativo mogiano, Francimário Vieira (PL), o Farofa, se reúne com os motoristas que participaram do Direção Segura da Cetet

No dia 21 de outubro, aconteceu o curso de Direção Segura promovido pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet), que contou com a participação de 11 motoristas da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Os trabalhos foram ministrados por integrantes vinculado à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo. A capacitação teve como objetivo reduzir o risco de acidentes, minimizar as consequências de colisões e proteger o patrimônio público e a vida das pessoas.

O presidente do Legislativo mogiano, Francimário Vieira (PL), o Farofa, disse que  a medida faz parte de um plano mais abrangente de gestão que visa a capacitação contínua dos servidores públicos. “Quanto mais investimos no funcionalismo público, melhor será o atendimento da população. Queremos motoristas prudentes, que saibam prevenir situações perigosas e que conduzam nossos funcionários com cuidado e profissionalismo. Além disso, acredito que a Câmara Municipal deve ocupar um papel de exemplo e referência para todos os cidadãos. Nesse contexto, estamos planejando criar a Escola do Legislativo, que vai ser um espaço de aprendizagem de portas abertas, ou seja, não apenas para nossos funcionários, mas para a comunidade como um todo”.

Entre o conteúdo ensinado no curso de Direção Segura, destacam-se informações como as seguintes:

Legislação e regras de trânsito: Estudo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de legislações específicas, como as que tratam do transporte de passageiros, visando uma condução correta e responsável;

Prevenção de acidentes: Entendimento dos principais fatores que provocam acidentes e das formas de evitá-los, com atenção especial aos trechos críticos de rodovias e vias urbanas;

Técnicas de condução: desenvolvimento de habilidades para dirigir de maneira defensiva, antecipando riscos e reagindo adequadamente diante de situações inesperadas;

Manutenção do veículo: compreensão da importância da manutenção preventiva para garantir a segurança, com destaque para o cuidado com fluidos, sistemas de iluminação e freios.

Comportamento e atitude: reflexão sobre a importância de atitudes seguras no trânsito e sobre a necessidade de evitar distrações, uso de celular e condução sob cansaço;

Fatores de risco: reconhecimento e controle dos riscos relacionados tanto a condições internas — como o estado físico e emocional do condutor — quanto externas, como o tráfego e as condições das vias.

João dos Santos Ismael, chefe de divisão do Departamento de Infraestrutura, disse que novas turmas passarão pelo curso.

“Os assessores de vereadores que dirigem os carros da Câmara também vão passar pelo treinamento. Esta foi apenas a primeira turma. O objetivo é oferecer uma reciclagem”.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Comunicação CMMC

Foto: Divulgação/CMMC

Leia também:

Título de Cidadão: engenheiro com mais de quatro décadas de atuação é homenageado pelo Legislativo Mogiano

Responsável por acompanhar algumas das principais transformações urbanas de Mogi das Cruzes nas últimas quatro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *