
Por Valdir Sabiá
A instalação de inúmeros radares ao longo da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031), que liga Suzano a São Bernardo do Campo, tem gerado preocupação e discussões entre a população. E gerou reações mistas entre a população: enquanto alguns motoristas e pedestres expressaram preocupação com o grande número de equipamentos, muitos outros, inclusive moradores, solicitavam a medida há tempos para aumentar a segurança na via.
Para alguns motoristas os radares apresentam um ponto positivo para a segurança, inibindo o excesso de velocidade, outros expressam preocupação com a quantidade e a localização dos equipamentos. A percepção de que a via está sendo “recheada” de radares pode gerar insatisfação em parte dos usuários.
A principal justificativa do DER é a redução de acidentes em uma rodovia historicamente conhecida por sua periculosidade (“Estrada da Morte” em alguns trechos), especialmente nos pontos urbanos e de travessia de pedestres. No entanto, a população teme que o alto número de equipamentos resulte em uma “indústria de multas” em vez de apenas segurança.
Segundo o órgão, a instalação dos novos equipamentos de controle de velocidade foi, em grande parte, uma solicitação antiga da própria população, visando inibir o excesso de velocidade e reduzir o alto número de acidentes na rodovia.
Moradores e pedestres que utilizam a via expressaram que a presença dos radares traz mais tranquilidade e segurança, especialmente nos trechos urbanos e nas áreas com travessia de pedestres e fauna, onde o movimento de veículos, incluindo caminhões, é intenso.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) justifica a instalação com base no histórico de acidentes, excesso de velocidade e características da via, tendo como objetivo principal reforçar a segurança viária e salvar vidas.
Total de sinistros de trânsito na Índio Tibiriçá entre os dias 01 de janeiro e 30 de setembro de 2025, são os seguintes:
Acidentes sem vítimas: 113
Acidentes com vítimas feridas: 106
Acidentes com vítimas fatais: 9
Total de acidentes na SP 031: 228
Muitos dos novos radares passaram por longos períodos em fase de testes e homologação antes de começarem a multar, o que também gerou dúvidas e debates sobre sua real função e operação.
A seleção de cada um dos pontos específicos foi realizada por meio de criterioso mapeamento técnico que analisou diversos fatores de risco, incluindo altos índices de acidentalidade, histórico de excesso de velocidade, características geométricas da via, existência de pontos críticos e áreas com travessia de fauna.
O DER-SP reitera que o início efetivo da fiscalização dos equipamentos será amplamente divulgado nos canais oficiais do governo, imprensa e Diário Oficial do Estado de São Paulo, tão logo sejam concluídos todos os testes necessários.
Fiscalização eletrônica
O DER-SP informa que os radares de fiscalização eletrônica de velocidade relacionados abaixo, localizados na região de Suzano, estão em processo de homologação, com previsão de entrarem em funcionamento nas próximas semanas.
SP 031: km 56,1
SP 031: km 58
SP 031: km 64,3
SP 031: km 65,7
A seguir, os equipamentos previstos que ainda passam por ajustes técnicos, ainda sem previsão de início de operação:
SP 031: km 54,9
SP 031: km 57
SP 031: km 58,7
SP 031: km 60,1
SP 031: km 66,2
SPA 058/031: km 5,8
O DER-SP reitera que o início efetivo da fiscalização dos equipamentos será amplamente divulgado através dos canais oficiais do governo, imprensa e Diário Oficial do Estado de São Paulo, tão logo sejam concluídos todos os testes necessários.
SP 031 – Total de sinistros de trânsito entre os dias 01 de janeiro e 30 de setembro de 2025
Sinistros sem vítimas: 113
Sinistros com vítimas feridas: 106
Sinistros com vítimas fatais: 9
Total de sinistros na SP 031: 228
Edição Tribuna de Suzano
Fotos: Tribuna de Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região