
Itaquaquecetuba vai receber, entre os dias 11 e 22 de novembro, a “Carreta da Mamografia” do programa estadual “Mulheres de Peito”, que oferece exames gratuitos de mamografia. A unidade móvel ficará estacionada no Largo Vila São Carlos, com atendimentos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, por demanda espontânea — com distribuição de 50 senhas diárias — e das 8h às 12h aos sábados, com 25 senhas.
Para a realização do exame, é necessário apresentar documentação conforme a faixa etária. Mulheres de 35 a 49 anos devem levar pedido médico, cartão SUS e RG. Já as de 50 a 69 anos precisam apenas do RG e do cartão SUS, enquanto as de 70 anos ou mais devem apresentar pedido médico, cartão SUS e RG.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mila Boigues, destacou a importância da ação para a saúde das mulheres itaquaquecetubenses.
“O diagnóstico precoce salva vidas, e o nosso objetivo é oferecer oportunidade de acesso e incentivo à prevenção. Itaquá está presente e cuidando das mulheres”, afirmou.
Durante o atendimento, as pacientes recebem as imagens impressas no ato do exame, e o laudo médico fica disponível em até 48 horas, podendo ser acessado pela internet por meio de login e senha fornecidos no local.
Para a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa, a presença da carreta representa um avanço na rede de cuidados femininos.
“Receber a carreta é garantir que mais mulheres possam cuidar de si com dignidade. Estamos fortalecendo uma rede de atenção que coloca a saúde e o bem-estar feminino como prioridade”, destacou.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação PMI e Gov SP
Fotos: Dayane Oliveira
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região