VEREADORES E PREFEITO EM EXECÍCIO: Comitiva vistoria terreno em Braz Cubas área que abrigará a maior UPA de Mogi

Vereadores e o prefeito em exercício, Téo Cusatis visitam terreno da antiga fábrica de pianos que abrigará a maior UPA de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes – A convite do prefeito em exercício, Teo Cusatis, vereadores da Câmara Municipal visitaram nesta sexta-feira (7) o terreno da antiga fábrica de pianos Schwartzmann, em Braz Cubas, onde será construída a maior Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O espaço possui 8 mil metros quadrados de área total, sendo dois mil metros quadrados edificados. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 8 milhões.

O Legislativo foi representado pelo presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), e pelos vereadores Malu Fernandes (PL), Priscila Yamagami (PP), Edson Santos (PSD), Maurinho do Despachante (PRD), Johnross (PRD), Osvaldo Silva (REP), Pedro Komura (União Brasil), Rodrigo Romão (PCdoB) e professor Edu Ota (Pode).

Segundo o presidente da Casa, a nova unidade será um marco para o sistema de saúde da região. “Essa região de Braz Cubas, que engloba o Jardim Universo e o Jardim Santa Tereza, há tempos merecia um investimento de grande porte para aliviar a demanda de pacientes. Essa UPA, que terá nível 3 de atendimento, será um enorme salto na qualidade da nossa saúde. Saio daqui muito feliz, pois os moradores terão um Hospital, uma maternidade e uma UPA”, afirmou Farofa.

Ele também destacou que os parlamentares devem atuar para garantir mais recursos para o projeto. “Já existem R$ 6 milhões nos cofres da Prefeitura, provenientes de emenda do deputado federal Márcio Alvino (PL). Vamos unir esforços para conquistar mais verbas”, disse.

A Prefeitura obteve posse definitiva da área no mês passado. O terreno, que já era considerado público desde 2008, foi adjudicado por dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Teo Cusatis, ressaltou a importância da nova unidade para desafogar o atendimento de urgência e emergência no município. “Desde o fechamento do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, em 2021, nossa rede pública está sobrecarregada. Hoje, contamos apenas com o Pronto-Socorro da Santa Casa. A UPA de Braz Cubas trará um imenso alívio para o sistema”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, explicou que a UPA contará com 15 leitos de observação, oito consultórios médicos, atendimento em ortopedia e odontologia de urgência, além de pediatria. “O serviço vai impactar positivamente toda a rede de saúde pública, aliviando a demanda da Santa Casa”, avaliou.

Já o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, informou que o projeto preservará a arquitetura original do prédio da antiga fábrica, datado da década de 1950. “Vamos manter o design da época, garantindo acessibilidade com elevadores externos. Assim, teremos uma UPA moderna, mas com preservação da memória arquitetônica local”, destacou.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Comunicação CMMC

Fotos: Divulgação/CMMC

Leia também:

Estações da CPTM Tatuapé e Luz recebem ações gratuitas de prevenção à saúde física e mental nesta quinta-feira

Os passageiros que utilizarem as estações Tatuapé e Luz da CPTM nesta quinta-feira (18) terão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *