CATÁSTROFE: Rio Bonito do Iguaçu no Paraná terá força-tarefa para reconstrução das casas

Em Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Centro-Sul do Paraná que foi atingida por um tornado na noite de sexta-feira (7), e anunciou que o Governo do Paraná vai levantar todos os prejuízos causados e ajudará a reconstruir a cidade, principalmente as casas. Cerca de 90% do município foi afetado, com danos a residências e prédios públicos, e seis mortes foram confirmadas até o momento (sendo cinco na cidade).

O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou Estado de Calamidade Pública no município, medida que permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. Com o decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

“Organizamos para o Centro de Convivência do Idoso dar atendimento alimentar e o Ginásio do Campo do Bugre vai ser referência da equipe de assistência social para triagem das famílias. Temos equipes vindas de Francisco Beltrão e de Cascavel da Cohapar para auxiliar a entender o tamanho dos estragos e planejar a reconstrução”, disse Ratinho Junior. Ele também anunciou uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que vai fazer análise das casas pra ver quais poderão ser reformadas ou necessitam ser reconstruídas.

“Já decretei estado de calamidade para região, o que facilita e agiliza os atendimentos. Também já estamos com equipes da Fundepar fazendo levantamento das escolas destruídas. Nós faremos alojamentos provisórios para famílias que não têm onde se acomodar”, afirmou. Ele também disse que recebeu desde a noite de sexta-feira ligações de governadores do Brasil inteiro prestando solidariedade e indicando ajuda.

A Defesa Civil enviou para a cidade 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kit higiene, 204 kit limpeza, 150 kit dormitório e 54 bobinas de lona. A cidade vizinha de Laranjeiras do Sul vai ajudar a acomodar boa parte dos desabrigados.

Desde a noite de sexta-feira, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender a população. O Governo do Estado também enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de várias regiões do Paraná.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse que os três maiores mercados da cidade estão completamente destruídos. “Agora vamos realizar esse levantamento para que possamos ajudá-las de alguma forma, seja com linhas de crédito, seja com apoio para reconstrução ou para cobrir prejuízos em diversos setores. A cidade está praticamente destruída, o que torna impossível fazer um levantamento detalhado neste momento. A partir de domingo, com a ajuda dos órgãos técnicos, teremos um panorama mais preciso desses danos”, disse.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Comunicação Gov Paraná

Fotos: Divulgação Gov Paraná

Leia também:

Aposentados e pensionistas são homenageados em celebração especial em Mogi das Cruzes

Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) foram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *