
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) ampliou as ações de fiscalização em postos de combustíveis durante os fins de semana. A medida, válida até as festas de final de ano, tem como objetivo reforçar o controle e oferecer mais segurança à população no momento do abastecimento dos veículos.
As verificações, que já ocorrem rotineiramente durante a semana, passam agora a ser realizadas também aos sábados e domingos, em todas as regiões do Estado. As equipes do Ipem-SP fiscalizam se as bombas medidoras estão fornecendo o volume correto de combustível, se os equipamentos possuem lacres e selos de conformidade, e se os estabelecimentos seguem as normas técnicas e metrológicas.
A ampliação das fiscalizações ocorre em um período de maior movimento nos postos, marcado por viagens e deslocamentos típicos das festas de fim de ano. O intuito é coibir fraudes, proteger o consumidor e os comerciantes que atuam dentro da legalidade, além de assegurar transparência nas relações de consumo.
Em caso de irregularidades, o posto pode ser autuado e as bombas interditadas. O consumidor que desconfiar de alguma prática irregular pode registrar denúncia junto ao Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Agência SP
Fotos: Divulgação/Gov SP
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região