A rede municipal de Saúde de Mogi das Cruzes alcançou um marco inédito ao zerar a fila de pacientes que aguardavam pela primeira consulta odontológica. O feito é resultado do programa Pró-Odonto, uma das ações prioritárias, voltada à ampliação e qualificação dos serviços públicos de saúde.
O prefeito em exercício, Téo Cusatis, destacou que o resultado simboliza o compromisso da gestão da prefeita Mara Bertaiolli com a população mogiana. “A ação integra o Plano de Governo da prefeita por uma cidade com mais saúde, cuidado e respeito com o cidadão. A exemplo da odontologia, estamos atendendo a demanda reprimida dos últimos anos em outras áreas médicas, mostrando o compromisso desta gestão com o cidadão”, afirmou.
Na terça-feira (11), moradores que ligaram para o SIS 160 conseguiram agendar o atendimento odontológico ainda para esta semana. O tempo atual de espera é de até 10 dias, podendo o atendimento ocorrer no mesmo dia em casos de urgência.
No início de janeiro de 2025, o cenário era bem diferente: 5.800 pessoas aguardavam a primeira consulta, e o tempo médio de espera chegava a 124 dias. Em agosto, o número havia sido reduzido para 913 pacientes, representando uma queda de 84,26%. Agora, em novembro, toda a demanda reprimida foi atendida.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado foi possível graças a um intenso trabalho de triagem e qualificação da fila de espera, conduzido pela equipe de Odontologia. Os pacientes foram classificados de acordo com o grau de urgência — casos de cárie, abscesso ou limpeza — e, a partir daí, o SIS 160 entrou em contato conforme a prioridade de cada situação.
Outro ponto fundamental foi o combate ao absenteísmo. Até setembro, o índice era de 27%, chegando a 35% em outubro. Para reduzir o impacto das faltas, a secretaria utilizou a capacidade máxima de atendimento dos dentistas, otimizando o tempo e garantindo o melhor aproveitamento das agendas.
O serviço de raio-X odontológico também foi ampliado. Antes oferecido apenas na UBS Alto do Ipiranga, hoje o exame está disponível nas UBSs Botujuru, Biritiba Ussú, Jardim Piatã, Nova Jundiapeba e Vila Nova União. A fila, que contava com 100 pacientes até agosto, caiu para apenas nove pessoas.
Para a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o resultado é reflexo de uma gestão comprometida com a melhoria contínua dos serviços públicos.
“Atender a toda a demanda reprimida para primeira consulta odontológica é garantir que cada paciente tenha acesso ao cuidado que precisa no momento certo. É assim que fortalecemos a saúde pública e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
A coordenadora de Odontologia, Paula Regina Lopes Godoy Beono, também destacou o esforço coletivo das equipes.
“Conseguimos não apenas zerar a fila, mas também tornar o acesso ao atendimento odontológico mais ágil, humanizado e resolutivo”, afirmou.
Atualmente, após a triagem e a primeira consulta, 140 pacientes aguardam a continuidade do tratamento — um número considerado dentro da normalidade para o volume de atendimentos da rede.
Com a fila zerada e o atendimento regularizado, Mogi das Cruzes se consolida como referência em gestão eficiente e cuidado com a saúde bucal da população.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação PMMC
Foto: Divulgação PMMC
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região