DIA D DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE: Tem vistoria e autuações em depósitos de sucata na cidade de Mogi das Cruzes

Dia D de Mobilização contra a Dengue, realizado nesta sexta-feira (14/11) em Mogi das Cruzes, intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, resultando em 169 imóveis vistoriados, cinco autuações em depósitos de sucatas por manutenção de materiais propícios a criadouros e atividades educativas que alcançaram 297 crianças de escolas públicas de Braz Cubas. O Departamento de Fiscalização de Posturas também participou da operação, emitindo três notificações por acúmulo de recicláveis e uma autuação por operação irregular e em condições insalubres.

Coordenadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as ações ocorreram durante todo o dia e incluíram vistorias, orientações aos moradores e uso de drones para aplicação de larvicida em áreas de difícil acesso, ampliando o alcance das medidas de bloqueio e combate aos criadouros.

“Combate à dengue é compromisso de todos”, diz Vigilância em Saúde

O diretor de Vigilância em Saúde, veterinário Jefferson Leite, destacou o envolvimento das equipes e a importância da participação da população.
“O Dia D reforça que o combate à dengue é um compromisso de todos. Cada criadouro eliminado faz diferença, e a participação ativa dos moradores é fundamental para protegermos nossas famílias e nossa cidade”, afirmou.

Mobilização integrada

A ação seguiu diretrizes do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE/SP) e buscou intensificar medidas preventivas antes do período de maior incidência da doença, caracterizado pelos meses quentes e chuvosos. A mobilização contou com apoio da Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, e das secretarias de Saúde, Segurança, Educação, Serviços Urbanos e Zeladoria.

As atividades começaram às 8h no CCZ, com reunião de alinhamento e entrega de EPIs às equipes. Pela manhã, foram realizadas fiscalizações e sobrevoos de drones nos bairros Braz Cubas e Vila Nova Jundiapeba, com aplicação de larvicida e inspeções em áreas críticas. À tarde, a operação avançou para o Parque Residencial Itapeti, enquanto escolas do Jardim Universo receberam ações educativas.

Ao longo do dia, agentes distribuíram materiais informativos, reforçaram a importância dos “10 minutos semanais” de inspeção domiciliar e concederam entrevistas. Fotos, vídeos e imagens aéreas registraram toda a mobilização.

Ações permanentes de combate à dengue

O município mantém ações contínuas de enfrentamento às arboviroses. A vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível nas UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e até as 18h nas unidades de horário estendido (UBSs Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal e Ponte Grande; ESFs Nova Jundiapeba, Biritiba Ussú, Taiaçupeba e Aeroporto II). Endereços estão no site da Prefeitura.

O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) segue com trabalho contínuo de visitas casa a casa, bloqueio de criadouros, monitoramento de pontos estratégicos, inspeções em imóveis especiais e uso de drones em grandes reservatórios.

A população também pode acionar o Zap Dengue pelo WhatsApp (11 99918-6070) para denúncias e orientações. Os telefones SIS 160 e 162 seguem disponíveis para contato com a Vigilância em Saúde.

Para gestantes em acompanhamento pré-natal, a Prefeitura mantém a distribuição de repelentes, e as brigadas de combate ao mosquito foram ampliadas em prédios públicos.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Comunicação PMMC

Fotos: Divulgação/PMMC

Leia também:

Mutirão oferecerá exames para renovação de licenças de profissionais de feiras livres e varejões em Mogi das Cruzes

Feirantes e varejistas de Mogi das Cruzes terão a oportunidade de realizar, na próxima segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *