INTERAÇÃO: Ferraz de Vasconcelos promove série de ações pelo Mês da Consciência Negra

Secretaria de Educação de Ferraz promove uma série de atividades em celebração à Consciência Negra e aos Povos Indígenas

Durante o mês de novembro, acontece em Ferraz de Vasconcelos, uma agenda especial em alusão ao Mês da Consciência Negra, reforçando iniciativas já desenvolvidas durante o ano. As atividades também contemplam a valorização dos povos indígenas, com foco na equidade racial, no respeito à diversidade e na promoção das múltiplas identidades culturais presentes no município.

A programação já realizou o HTPC em Rede on-line, que abordou o tema “Afro-brasilidade e Resistência: O legado que nos move”, direcionado à formação continuada dos educadores da rede municipal.

Para o próximo dia 19, está prevista a culminância dos projetos Cultura Afro-Brasileira e Povos Indígenas, no Salão do Rotary Club, em dois períodos – às 8h00 e às 13 horas. O encontro pretende reunir em torno de 300 participantes e contará com a presença da Cacica Jaqueline Pataxó e de Tânia Pataxó, representantes dos povos indígenas, além de Ignes Campolina, do movimento negro. A atividade incluirá partilhas, apresentações culturais e discussões sobre identidade, resistência e pertencimento.

A agenda segue no dia 25 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, com o Diálogo com diretores sobre o Guia de Protocolo Antirracista. O encontro, conduzido pelo Dr. Antônio Alison Silva e Silva, tem como objetivo fortalecer estratégias pedagógicas de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar.

Fechando o mês de atividades, no dia 27, estudantes da EJA participarão de uma palestra com o Dr. Robson Silva Ferreira, membro da Comissão de Heteroidentificação e professor universitário. O encontro será realizado às 19h30, na EMEB Professor Ruy Coelho, e trará reflexões sobre identidade racial, valorização da história e as lutas do povo negro.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secom Ferraz

Fotos: Laura Ramos/ SecomFV

Leia também:

Estações da CPTM Tatuapé e Luz recebem ações gratuitas de prevenção à saúde física e mental nesta quinta-feira

Os passageiros que utilizarem as estações Tatuapé e Luz da CPTM nesta quinta-feira (18) terão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *