
Durante o mês de novembro, acontece em Ferraz de Vasconcelos, uma agenda especial em alusão ao Mês da Consciência Negra, reforçando iniciativas já desenvolvidas durante o ano. As atividades também contemplam a valorização dos povos indígenas, com foco na equidade racial, no respeito à diversidade e na promoção das múltiplas identidades culturais presentes no município.
A programação já realizou o HTPC em Rede on-line, que abordou o tema “Afro-brasilidade e Resistência: O legado que nos move”, direcionado à formação continuada dos educadores da rede municipal.
Para o próximo dia 19, está prevista a culminância dos projetos Cultura Afro-Brasileira e Povos Indígenas, no Salão do Rotary Club, em dois períodos – às 8h00 e às 13 horas. O encontro pretende reunir em torno de 300 participantes e contará com a presença da Cacica Jaqueline Pataxó e de Tânia Pataxó, representantes dos povos indígenas, além de Ignes Campolina, do movimento negro. A atividade incluirá partilhas, apresentações culturais e discussões sobre identidade, resistência e pertencimento.
A agenda segue no dia 25 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, com o Diálogo com diretores sobre o Guia de Protocolo Antirracista. O encontro, conduzido pelo Dr. Antônio Alison Silva e Silva, tem como objetivo fortalecer estratégias pedagógicas de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar.
Fechando o mês de atividades, no dia 27, estudantes da EJA participarão de uma palestra com o Dr. Robson Silva Ferreira, membro da Comissão de Heteroidentificação e professor universitário. O encontro será realizado às 19h30, na EMEB Professor Ruy Coelho, e trará reflexões sobre identidade racial, valorização da história e as lutas do povo negro.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secom Ferraz
Fotos: Laura Ramos/ SecomFV
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região